Busca avançada
Ano de início
Entree

CD-ROM como ferramenta de educação continuada à distância de professores de ensino fundamental quanto aos distúrbios da linguagem escrita

Processo: 11/03755-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Patricia Abreu Pinheiro Crenitte
Beneficiário:Rubia Carla Donda da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/08668-2 - CD-ROM como ferramenta de educação continuada a distância de professores de ensino fundamental quanto aos Distúrbios da Linguagem Escrita, AP.EP
Assunto(s):Educação a distância   Linguagem escrita   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação a Distância | Fonoaudiologia | Linguagem escrita | Professores | Linguagem Escrita

Resumo

Os professores inseridos no ensino fundamental precisam estar preparados para lidar com alunos que possuem dificuldade na aprendizagem da linguagem escrita, e, no entanto, é reduzido número de instituições que oferecem cursos para aprimorar esses conhecimentos, e ainda, os professores possuem pouca flexibilidade de tempo se atualizar, e, portanto, a educação a distância pode ser uma importante ferramenta para superar tais dificuldades. Objetivos: orientar professores de ensino fundamental quanto aos Distúrbios da Linguagem Escrita, por meio da elaboração e aplicação de um CD ROM; avaliar o material quanto à sua apresentação (layout, recursos de navegação, imagens, tempo de apresentação, clareza do texto) e analisar se o material contribuiu para o aprendizado do professor. Metodologia: A casuística será constituída por 30 professores do ensino fundamental da rede pública da cidade de Bauru. Será entregue um CD-ROM para cada professor, o qual terá o prazo de 30 dias para estudar o conteúdo. O CD-ROM será avaliado por meio da aplicação de dois questionários (um referente aos aspectos técnicos do material, e o outro, referente ao conteúdo). O primeiro questionário será aplicado após o período de estudo, e o segundo questionário será aplicado antes e após o estudo do CD-ROM. Os resultados serão analisados e as respostas obtidas no questionário serão comparadas nas situações pré e pós-teste, sendo analisada a partir de tratamento estatístico, utilizando-se o teste de Wilcoxon, adotando-se o nível de significância de 5%, a fim de se verificar a efetividade do programa de ensino proposto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)