Busca avançada
Ano de início
Entree

Reformulações e métodos de solução para o problema integrado de dimensionamento e sequenciamento da produção

Processo: 10/19006-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Maria Do Socorro Nogueira Rangel
Beneficiário:Michelli Maldonado Carretero
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/10133-0 - Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes e programação da produção, e suas integrações em contextos industriais e logísticos, AP.TEM
Assunto(s):Otimização combinatória   Sequenciamento   Dimensionamento de lotes

Resumo

Decisões de planejamento da produção sempre exerceram grande influência sobre o desempenho das empresas. Questões como dimensionamento e sequenciamento de lotes, adequação dos níveis de estoque, atendimento da demanda de mercado e a consequente sincronização de todos esses processos são ainda hoje desafios presentes. Em alguns setores industriais a resolução dos problemas de dimensionamento de lotes e de sequenciamento da produção de forma isolada e independente cria dificuldades para que a produção seja flexível às mudanças do mercado e para que se obtenha soluções boas e factíveis considerando a capacidade disponível e os prazos de entrega estabelecidos. Modelos de otimização que integram as decisões de dimensionamento e sequenciamento tem sido propostos na literatura utilizando duas abordagens principais relativas às decisões de sequenciamento. Uma proposta usa a idéia de dividir os períodos de produção em períodos menores - modelo GLSP (General Lot-sizing and Scheduling Problem), e outra usa as restrições de eliminação de subrotas do Problema do Caixeiro Viajante Assimétrico para obter a ordem em que os lotes devem ser produzidos. Estas propostas foram usadas na resolução do problema integrado aplicado a diversos contextos industriais obtendo boas soluções, porém sem prova de otimalidade na maioria dos casos estudados. O objetivo deste projeto é propor modelos alternativos para o problema integrado de dimensionamento e sequenciamento explorando diversas estratégias para modelar as decisões associadas ao sequenciamento. Pretende-se também desenvolver e implementar métodos de solução que permitam obter boas soluções em um tempo computacional aceitável. A expectativa é obter modelos e métodos de solução com melhor desempenho computacional em termos de tempos de resolução e/ou qualidade de solução comparativamente a outros modelos existentes na literatura.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MALDONADO, M.; RANGEL, S.; FERREIRA, D. A Study of Different Subsequence Elimination Strategies for the Soft Drink Production Planning. JOURNAL OF APPLIED RESEARCH AND TECHNOLOGY, v. 12, n. 4, p. 631-641, AUG 2014. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.