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Impacto na voz de graduandos de Pedagogia em suas atividades didáticas

Processo: 10/18290-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Eliana Maria Gradim Fabbron
Beneficiário:Simone Fiuza Regaçone
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade da voz   Disfonia   Promoção da saúde   Voz
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Disfonia | Promoção da Saúde | Qualidade da voz | Voz | Voz

Resumo

RESUMOEmbora existam diversos estudos sobre a voz do professor, estudos fonoaudiológicos relacionados à voz de estudantes de Pedagogia, futuros profissionais da voz, são escassos no Brasil. Compreender o perfil geral, além do perfil vocal e fonoaudiológico desta população possibilitará a elaboração de programas preventivos da saúde vocal e de aperfeiçoamento vocal para estes estudantes. O esclarecimento desta população sobre produção vocal e higiene vocal, além de técnicas de aquecimento e desaquecimento vocal contribuíra posteriormente para prevenção de distúrbios vocais. O objetivo desta pesquisa será comparar o conhecimento sobre cuidados com a voz, as queixas vocais, a qualidade vocal, e os dados do índice de severidade da disfonia de estudantes de Pedagogia no início da graduação, que ainda não lecionam, com os estudantes que já estão em atividade de estágio, visando verificar qual o impacto que as atividades didáticas causam na voz desses estudantes. Esta pesquisa será realizada com estudantes de Pedagogia que se proporem a participar deste estudo, no qual será aplicado um questionário visando o levantamento de dados pessoais, conhecimento sobre a produção da voz, os hábitos e cuidados vocais, além de investigar a auto-percepção vocal dos participantes. Será realizada gravação da voz dos participantes para avaliação perceptivo-auditiva e para avaliação da qualidade vocal. Os dados analisados possibilitarão a elaboração de programas de prevenção e promoção da saúde vocal dessa população.

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