Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação imunoistoquímica dos fatores associados à formação e reabsorção óssea alveolar em animais submetidos à deficiência de magnésio na dieta.

Processo: 11/01330-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Silvana Regina Perez Orrico
Beneficiário:Gabriela Zilio Circeli
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Deficiência de magnésio   Doenças periodontais   Ratos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiência de magnésio | doença periodontal | Imunoistoquímica | rato | Periodontia

Resumo

O magnésio (Mg) tem um importante papel sobre o tecido ósseo e sua deficiência pode resultar em perda de massa óssea. Poucos estudos, entretanto, avaliaram o efeito da deficiência desse mineral sobre a doença periodontal. O objetivo deste estudo será avaliar a presença de células envolvdas os mecanismos envolvidos na perda óssea relacionada à doença periodontal induzida em animais com deficiência de magnésio. Para isso, foram utilizados 10 ratos distribuídos em 2 grupos: controle- animais com dieta padrão; Mg- animais sob dieta com deficiência de 90% do conteúdo de magnésio. Após 60 dias do início, todos os animais foram submetidos à colocação de ligadura ao redor dos primeiros molares inferiores esquerdos para indução da doença periodontal, sendo sacrificados após 30 dias. A perda óssea foi avaliada macroscopicamente pela mensuração da perda óssea linear e área de perda óssea. Após processamento laboratorial foram obtidos cortes de 5¼m das hemimandíbulas, com e sem indução de doença periodontal, de ambos os grupos. A detecção e localização da expressão de marcadores de diferenciação de osteoblastos (RUNX2) e osteoclastos (TRAP) e macrófagos (CD68) será realizada por imunoistoquímica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)