Busca avançada
Ano de início
Entree

A Análise sintática estrutural pode ajudar no diagnostico diferencial entre ceratoacantoma e carcinoma epidermóide bem diferenciado em biópsias pequenas?

Processo: 10/20142-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Konradin Metze
Beneficiário:Mayara Tabai
Instituição Sede: Hospital de Clínicas (HC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/52015-0 - Métodos de aproximação para computação visual, AP.TEM
Assunto(s):Ceratoacantoma   Carcinoma de células escamosas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise sintática estrutural | Carcinoma Epidermoíde | ceratoacantoma | Minimal Spanning Tree | sociologia celular | Patologia analítica celular

Resumo

Há numerosos trabalhos, na literatura, descrevendo os critérios histológicos úteis no diagnóstico diferencial entre o ceratoacantoma e o carcinoma espinocelular, no entanto, ambas as lesões podem ser facilmente confundidas mesmo pelo observador treinado. A evolução benigna do ceratoacantoma permite distinção clara entre este e o carcinoma espinocelular, porém, somente "a posteriori". A maioria das lesões, entretanto, são excisadas com margem, por medo de malignidade e, dessa maneira, a aferição do seu comportamento clínico não é mais possível. Assim, resta, unicamente, estabelecer o (provável) diagnóstico apenas em achados histológicos. A análise da estrutura sintática, como ferramenta para medir a sociologia celular, começou a ser recentemente usada como método auxiliar no diagnóstico diferencial e na avaliação do prognóstico de neoplasias. Em nosso trabalho, queremos avaliar a utilidade da análise da sociologia celular no diagnóstico diferencial entre ceratoacantoma e carcinoma espinocelular nas lesões ceratoacantoma-símilis.Queremos comparar lâminas histológicas (coradas com hematoxilina-eosina) de biopsias incisionais de ambas as neoplasias. Em todos os pacientes, a evolução da neoplasia (regressão espontânea ou progressão) foi avaliada prospectivamente após biópsia, o que permite elaborar o diagnóstico final com certeza ("padrão ouro"). Para a obtenção das variáveis da sociologia celular, imagens microscópicas digitalizadas serão analisadas por um software desenvolvido na UNICAMP, que desenhará triangulações de Delaunay e o Minimum Spanning Tree. As variáveis da análise da estrutura sintática e da clínica serão comparadas entre as duas entidades com o teste t de Student, seguido por uma análise discriminante linear. Assim, queremos desenvolver um programa capaz de distinguir entre ambas as entidades com base na análise computadorizada das lâminas histológicas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)