Busca avançada
Ano de início
Entree

Desvelando a concepção de adolescência, por uma nova intensidade juvenil: juventude, multiplicidade e devir

Processo: 11/07075-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Soraia Georgina Ferreira de Paiva Cruz
Beneficiário:Ana Clara Magalhães Cunha
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Jovens   Multiplicidade   Desenvolvimento   Adolescência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescência | desenvolvimento | Juventude | Multiplicidade | Juventude e Modos de Subjetivação

Resumo

Buscando situar a adolescência em sua construção histórica, o presente projeto pretende interrogar como foi possível a construção desse conceito, em especial a partir dos movimentos políticos e econômicos de (re)organização social do século XIX. Partindo da investigação das produções advindas principalmente dos saberes médico e psicológico, encontramos a consolidação de uma forma hegemônica de se pensar a adolescência, enquanto fase natural de um processo de desenvolvimento com características específicas e pré-determinadas. A partir do enfrentamento entre estes discursos e a perspectiva proposta pelos autores Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari, na qual destacam a multiplicidade e diferença nos modos subjetivação, intentamos trabalhar o conceito de juventude enquanto estratégia de problematização e evasão à lógica dominante, como também possibilidade de criação e expressão de modos de existência originais e singulares, desligados das representações ideais determinadas e disseminadas historicamente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)