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A prática docente em Ciências diante da Nova Proposta Curricular paulista

Processo: 11/07357-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Vânia Galindo Massabni
Beneficiário:Juliana Vasconcelos Mello
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Prática de ensino   Trabalho docente   Currículos e programas   Ensino de ciências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Prática de Ensino | Trabalho Docente | Trabalho docente

Resumo

Dentro da sala de aula e em seu planejamento o professor realiza seu trabalho docente de maneira complexa, pois suas ações estão relacionadas com as teorias implícitas, que constrói sobre a atividade. O docente elabora o seu programa de acordo com seus conhecimentos oriundos do aprendizado científico, juntamente com crenças e realiza-o de acordo com o contexto escolar no qual está inserido. Além suas diretrizes pessoais, o docente pode seguir o que lhe é direcionado pelos gestores ou pode não, visto que as mudanças dependem de diversos fatores. As mudanças nas políticas no contexto educacional, que impactam a prática docente, iniciaram-se quando se começou a atribuir ao governo a necessidade de fornecer educação básica a todas as crianças em idade escolar. Uma dessas mudanças na atualidade é a Nova Proposta Curricular, apresentada no ano de 2008 pelo então Governador do Estado de São Paulo, José Serra. Assim, o objetivo do projeto é identificar como os professores do ensino de Ciências de três escolas parceiras da Universidade de São Paulo utilizam em sua prática as diretrizes da Nova Proposta Curricular. Nestas escolas, será realizada a observação do trabalho de três professores de Ciências do Ensino Fundamental II, registrada em caderno de campo para ser analisada, identificando trechos ou eventos significativos para o entendimento do problema investigado. De forma a complementar, serão realizadas indagações orais, a fim de confirmar o porquê das ações observadas, analisadas com base na bibliografia. Por consequência, esperamos colaborar com o professor e com a compreensão de seu trabalho. (AU)

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