Busca avançada
Ano de início
Entree

Ativação cerebral associada à memória episódica verbal no Transtorno Obsessivo-Compulsivo: análise por ressonância magnética funcional.

Processo: 11/07641-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Guilherme Vanoni Polanczyk
Beneficiário:Cícero Nardini Querido
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ressonância magnética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ressonância Magnética | Trantorno obsessivo-compulsivo | Psiquiatria da Infância e Adolescência

Resumo

O objetivo deste estudo é usar a ressonância magnética (RM) para identificar marcadores biológicos em crianças com transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Essas crianças serão comparadas a um grupo controle, com relação à ativação de áreas cerebrais durante a execução de um paradigma (análise funcional), bem como com relação a volumes de determinadas áreas cerebrais (análise estrutural). A hipótese é de que o grupo com TOC apresentará menor ativação cerebral no córtex pré-frontal (CPF) durante a evocação de palavras relacionadas antes da instrução, quando comparado ao grupo controle. Ambos os grupos apresentarão uma maior ativação pré-frontal bilateral depois da instrução. Paralelamente, são esperadas diferenças volumétricas entre os grupos, em regiões possivelmente envolvidas na circuitaria do transtorno. Além de fornecer dados importantes sobre biomarcadores das crianças portadoras de transtornos psiquiátricos, esta pesquisa contribuirá para um melhor entendimento da neurobiologia do TOC.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)