Busca avançada
Ano de início
Entree

Implantação da técnica de microcalorimetria combinada a hidrodinâmica para o estudo de interação proteína-proteína e proteína-ligante. Aplicação em chaperonas moleculares, envolvidas com o controle de qualidade de proteínas na célula.

Processo: 11/10596-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Carlos Henrique Inacio Ramos
Beneficiário:Murilo Izidoro Santos
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/53319-9 - Implantação da técnica de microcalorimetria combinada a hidrodinâmica para o estudo de interação proteína-proteína e proteína-ligante: aplicação em chaperonas moleculares, envolvidas com o controle de qualidade de proteínas na célula, AP.R
Assunto(s):Proteínas   Interação proteína-proteína
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:interação proteina proteina | Proteínas

Resumo

Diversos mecanismos celulares dependem da função (enovelamento correto) e da disponibilidade (estabilidade e degradação) das proteínas envolvidas nestas vias. Chaperonas moleculares exercem papel fundamental no controle de qualidade protéico celular pois estão envolvidas com o auxílio ao enovelamento e com a degradação de proteínas e por conseguinte com a manutenção e modulação de várias vias celulares. Estudos recentes mostraram que algumas famílias de chaperonas, por si só ou associadas, estão envolvidas com a manutenção do fenótipo tumoral, com o aumento da expectativa de vida e com o controle de doenças neurodegenerativas. Desta maneira, o estudo da interação entre estas proteínas e busca por pequenas moléculas que possam modular a função das chaperonas ou de suas proteínas assessórias tornou-se de extrema importância para o avanço do conhecimento científico sobre diversos mecanismos celulares e para a busca de novos fármacos. Por exemplo, existem fortes evidências de que o resveratrol, a 'molécula do vinho', interage com fatores de transcrição específicos de chaperonas abrindo a possibilidade de quê pequenas moléculas possam ser usadas para modular o efeito destas proteínas. Este projeto propõe a aquisição de um microcalorímetro de titulação isotérmica com inovações técnicas para, em conjunto com outras metodologias já correntemente utilizadas no nosso laboratório, caracterizar a termodinâmica das interações de chaperonas com outras chaperonas, com importantes proteínas assessórias e com pequenas moléculas com potencial de modular suas funções.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)