Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise funcional dos genes clorofilase e fitol envolvidos no metabolismo de vitamina e em tomate.

Processo: 11/50434-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Maria Magdalena Rossi
Beneficiário:Juliana Almeida Barros da Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/25001-0 - Análise de clorofila e dos seus produtos de degradação em plantas de tomateiro deficientes em clorofilase e fitol quinase, BE.EP.DR
Assunto(s):Vitamina E   Estudos de associação genética   Tocoferóis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Genes Candidatos | Scolanum Lycopersium | Solanum Pennellii | Tocoferol | Vitamina E

Resumo

O tomate (Solanum lycopersicum) é uma das culturas de maior importância econômica atual, além de ser um relevante modelo de estudo para estudos genéticos em plantas para o qual há diversos recursos genéticos e genômicos bem caracterizados. Tanto o fruto fresco quanto os produtos derivados do tomate constituem fonte de diversos antioxidantes, incluindo a vitamina E (VTE). O entendimento dos mecanismos responsáveis pela síntese, transporte e acúmulo da VTE em plantas é de grande interesse devido sua implicação na saúde humana e para o desenvolvimento do organismo vegetal. Em estudo anterior, loci para caracteres quantitativos (QTL) relacionados ao conteúdo de VTE em frutos maduros foram determinados a partir da realização de um perfil metabólico das diferentes isoformas de tocoferol (α, ß, μ e δ) em uma população de linhagens introgredidas (ILs) de Solanum pennellii. A análise integrada de dados metabólicos, genômicos e genéticos resultou na proposição de 16 loci candidatos que poderiam explicar as mudanças no conteúdo de tocoferol nas ILs. Em conjunto, esses resultados representam um importante passo para o entendimento dos componentes genéticos envolvidos na determinação da variação natural do conteúdo de VTE em frutos de tomate, uma vez que fornece uma vasta plataforma de dados para estudos funcionais que irão contribuir para elucidação da regulação da biossíntese de tococromanóis na espécie. Nesse sentido, o objetivo do presente projeto é aprofundar o entendimento do impacto de dois genes candidatos, clorofilase e fitol quinase (vte5), na biossíntese e acúmulo de VTE, por meio de análises funcionais. Esse estudo incluirá, para cada um dos genes, a realização de um perfil transcricional, a determinação da localização subcelular das proteínas, avaliação do efeito do silenciamento gênico utilizando o sistema de VIGS (Virus Induced Gene Silencing), identificação e posterior caracterização de mutantes pelo método de TILLING (Targeted Induced Local Lesions in Genomes). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Juliana Almeida Barros da. Regulação da biossíntese da vitamina E em tomateiro (Solanum lycopersicum L.): da diversidade natural à manipulação do metabolismo. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.