Busca avançada
Ano de início
Entree

A construção do conhecimento teórico-prático do professor de língua estrangeira de uma perspectiva sociocultural

Processo: 11/07806-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 17 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 16 de novembro de 2011
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Helena Vieira Abrahão
Beneficiário:Maria Helena Vieira Abrahão
Pesquisador Anfitrião: Karen E. Johnson
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Pennsylvania State University, Estados Unidos  
Assunto(s):Ensino de língua estrangeira   Formação continuada do professor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:conhecimento teórico-prático | formação de professores de línguas | perspectiva sociocultural | Formação de professores

Resumo

Esta investigação, de natureza interpretativa, visa estudar a construção do conhecimento teórico-prático de professores de línguas de uma perspectiva sociocultural, buscando compreender como se caracteriza o processo dialógico de construção de conhecimentos que emerge de contextos situados social, cultural e historicamente. Tem por cenário um projeto de formação continuada oferecido a professores de inglês da rede pública de ensino, envolvidos em uma pesquisa-ação colaborativa, que tem por principal objetivo a (co) construção do ensino de inglês nas escolas públicas. Fundamenta-se em estudos sobre a abordagem reflexiva e sobre a teoria sociocultural na formação docente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)