Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação moral na escola: os procedimentos morais no cotidiano da escola e a formação dos professores

Processo: 11/07351-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Telma Pileggi Vinha
Beneficiário:Laressa Guella Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação moral   Formação de professores   Desenvolvimento moral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Construtivismo: Educação | Desenvolvimento moral | Educação Moral | escola | formação de professores | Psicologia da educação

Resumo

A conquista de relações equilibradas e respeitosas depende de todo um processo de construção e aprendizagem durante a formação da criança ou jovem que por certo, não aprende sozinho questões tão complexas. Tal formação exige das instituições que educam uma urgente revisão na qualidade do ambiente sociomoral no qual os alunos estão interagindo e no trabalho com a educação moral. Nesse sentido, será preciso dirigir os olhares dos educadores para a formação da identidade, visando o desenvolvimento da autonomia. Para realizar esse trabalho faz-se necessário uma sólida formação do professor nessa área. Em vista disso, o objetivo primeiro dessa pesquisa é o de investigar como a formação dos professores reflete na qualidade do ambiente sociomoral e no tipo de procedimentos morais empregados em sala de aula em diferentes séries. Para tanto serão realizados dois estudos, em uma escola pública de Ensino Fundamental da região de Campinas, com 3 classes (3º, 6º e 9º anos). O primeiro pretende observar, no cotidiano da escola quais os procedimentos morais utilizados pelos professores para trabalhar a moralidade com seus alunos e caracterizar a qualidade do ambiente sociomoral das salas de aula em séries diferentes do ensino fundamental. O segundo estudo visa investigar qual a formação recebida por esses professores para o trabalho da moralidade com seus alunos. Caracterizando-se como um estudo descritivo e exploratório, os dados serão coletados por meio de observações, entrevistas e recolhimento de documentos. A análise será qualitativa, embasada na teoria construtivista de Piaget sobre o desenvolvimento da autonomia moral e de pesquisadores que trabalham com a mesma perspectiva. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)