Busca avançada
Ano de início
Entree

Ansiedade de Desempenho Musical: validação transcultural de instrumento de avaliação

Processo: 11/09530-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Flávia de Lima Osório
Beneficiário:Ana Elisa Medeiros Barbar
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Eficiência   Validação   Música   Ansiedade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade | Escala | instrumento | música | performance | validação | validação escalas de avaliação

Resumo

A Ansiedade de Performance Musical (APM) é um transtorno do grupo das Ansiedades de Performance, caracterizada por um sentimento de apreensão persistente e estressante em relação à performance musical em público. Reconhece-se a APM como um subtipo de Fobia Social, representada por um conjunto interativo de fatores cognitivos, fisiológicos e comportamentais. Sua prevalência ainda é imprecisa, mas os estudos realizados até o presente momento indicam taxas elevadas, com predisposição de gênero (feminino) e idade (adolescência). A falta de instrumentos de avaliação da APM adequadamente validados é um obstáculo na determinação de sua prevalência e no desenvolvimento de intervenções terapêuticas eficientes. Apesar de existirem instrumentos disponíveis, a maioria deles é adaptado de outros instrumentos relacionados à ansiedade geral, e pouco deles são validados. Kenny et al (2004) propuseram o Kenny Music Performance Anxiety Inventory (KMPAI), instrumento composto por 26 itens e baseado no modelo de ansiedade de Barlow, e o validaram para o contexto australiano, encontrando adequadas qualidades psicométricas. O objetivo deste projeto é traduzir, adaptar e validar o KMPAI para o contexto brasileiro, e avaliar a prevalência da APM numa amostra de músicos adultos amadores e profissionais. Para tanto, serão avaliados cerca de 200 músicos de ambos os sexos, utilizando-se o KMPAI, o Inventário de Ansiedade de Beck, a Escala para Auto-avaliação do Desempenho em Público, o Questionário sobre a Saúde do Paciente -9 e o Inventário de Fobia Social, de forma a estudar a validade de face, de construto, convergente, divergente e discriminativa do KMPAI. Utilizar-se-á de estatística descritiva e paramétrica, adotando-se como nível de significância p<0,05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MEDEIROS BARBAR, ANA ELISA; DE SOUZA, JOSE ALEXANDRE; OSORIO, FLAVIA DE LIMA. Exploratory factor analysis of Kenny Music Performance Anxiety Inventory (K-MPAI) in a Brazilian musician sample. ARCHIVES OF CLINICAL PSYCHIATRY, v. 42, n. 5, p. 113-116, . (11/09530-7)
ANA E. BARBAR; JOSÉ A. CRIPPA; FLÁVIA L. OSÓRIO. Parameters for screening music performance anxiety. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 36, n. 3, p. 245-247, . (11/09530-7)