Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da aplicação de água de reuso e seus efeitos qualitativos no sistema solo-planta

Processo: 11/02810-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Claudinei Fonseca Souza
Beneficiário:Vanessa Ribeiro Urbano
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Reúso da água   Água para irrigação   Tratamento de água   Impactos ambientais   Relação solo-planta
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:água de reuso | Impacto ambiental | Irrigação | solo | Tratamento | Irrigação e Drenagem

Resumo

A preocupação em desenvolver estratégias e melhorias para resolver o problema da escassez de água é crescente e atual, como grande consumidora da água potável disponível, a agricultura é o setor com maior potencial para aplicar a água de reuso. O objetivo desta proposta de trabalho é apresentar e caracterizar as alterações nas propriedades químicas, físicas e biológicas do solo irrigado com água de reuso, quais os riscos ao se desenvolver uma cultura alimentar aplicando essa água, proporcionando equilíbrio ao abundante consumo de água na irrigação, permitindo economia e o manejo sustentável da água.Esse experimento será realizado em dois momentos, laboratório e campo. Parâmetros como: fertilidade do solo (análise completa), condutividade elétrica do solo, PST (porcentagem de sódio trocável), concentração de nitratos, potássio, cálcio, sódio, ferro, manganês, magnésio, condutividade hidráulica saturada, densidade e granulometria serão analisados em laboratório para obtenção de dados analíticos para realizar uma comparação do solo irrigado com água de reuso e água de abastecimento. Serão coletadas 16 amostras de solo em campo, posteriormente acondicionadas em cilindros que serão depositados em um módulo permeâmetro de carga constante. O projeto se realizará com a cultura de alface "Elisa" (Lectuca sativa), utilizando 15 corpos de prova que serão divididos em 3 grupos de 5 para que ocorra a replicabilidade do experimento. A quantidade de água a ser aplicada em cada um dos 5 corpos de prova será de 1,29L; 2,58L; 5,16L e 6,45L respectivamente. Ocorrendo assim a simulação de uma condição em que no primeiro corpo de prova seja aplicada água para suprir a demanda hídrica equivalente a um ciclo de cultura, nos demais, dois, três, quatro e encerrando o quinto corpo de prova com o equivalente a 5 ciclos de cultura. Com este trabalho espera-se caracterizar as alterações químicas, físicas e biológicas sofridas pelo solo após utilizar a água de reuso, avaliar se há riscos de contaminação à saúde pública por consumir a alface in natura quando irrigada com esta água, possibilitando a obtenção de informações concretas quanto à diminuição do uso de fertilizantes para garantir o desenvolvimento saudável da cultura, aumentando e incentivando a viabilidade da aplicação da água de reuso na agricultura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
URBANO, VANESSA RIBEIRO; MENDONCA, THAIS GRANDIZOLI; BASTOS, REINALDO GASPAR; SOUZA, CLAUDINEI FONSECA. Effects of treated wastewater irrigation on soil properties and lettuce yield. Agricultural Water Management, v. 181, p. 108-115, . (10/20081-7, 11/02810-4, 11/11993-5)
VANESSA RIBEIRO URBANO; THAÍS GRANDIZOLI MENDONÇA; REINALDO GASPAR BASTOS; CLAUDINEI FONSECA SOUZA. Efeitos físico-químicos da irrigação com água de reúso em um Latossolo Vermelho distrófico. Rev. Ambient. Água, v. 10, n. 4, p. 737-747, . (10/20081-7, 11/02810-4)