Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da aplicação da água de reuso no solo

Processo: 11/11993-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Claudinei Fonseca Souza
Beneficiário:Thaís Grandizoli Mendonça
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Impactos ambientais   Irrigação agrícola   Reúso da água   Águas residuárias   Solos   Tratamento de águas residuárias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:água residuária | Impacto ambiental | Irrigação | solo | Tratamento | Irrigação e drenagem

Resumo

Atualmente, a agricultura é a atividade que mais utiliza água potável no planeta. Sendo assim, faz-se necessário o desenvolvimento de meios que minimizem o uso dessa água no meio agrícola para que ela seja usada no abastecimento dos seres humanos e outros seres vivos. O objetivo deste projeto é analisar os fatores químicos, físicos e biológicos presentes no solo após a aplicação da água de reúso, suas consequências na condutividade hidráulica do solo, o teor de salinidade e sodicidade e os efeitos da aplicação da água no armazenamento de nutrientes no solo. Serão coletadas 16 amostras de solo em campo, posteriormente acondicionadas em cilindros que serão depositados em um módulo permeâmetro de carga constante. O projeto se realizará com a cultura de alface "Elisa" (Lectuca sativa), utilizando 15 corpos de prova que serão divididos em 3 grupos de 5 para que ocorra a replicabilidade do experimento. A quantidade de água a ser aplicada em cada um dos 5 corpos de prova será de 1,29L, 2,58L, 3,87L, 5,16L e 6,45L respectivamente. Ocorrendo assim a simulação de uma condição em que no primeiro corpo de prova seja aplicada água para suprir a demanda hídrica equivalente a um ciclo de cultura e assim sucessivamente nos demais até completar cinco ciclos de cultura. Com este trabalho espera-se avaliar as possíveis alterações que a utilização de água de reúso possa causar nas propriedades físico, químicas e biológicas do solo, alterando ou não, suas propriedades agronômicas, que por consequência interferirão no desenvolvimento de determinadas culturas, contribuindo para a gestão da aplicação de águas de reúso na agricultura.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
URBANO, VANESSA RIBEIRO; MENDONCA, THAIS GRANDIZOLI; BASTOS, REINALDO GASPAR; SOUZA, CLAUDINEI FONSECA. Effects of treated wastewater irrigation on soil properties and lettuce yield. Agricultural Water Management, v. 181, p. 108-115, . (10/20081-7, 11/02810-4, 11/11993-5)