Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de nanocompósitos com propriedades anisotrópicas via polimerização radicalar controlada em emulsão

Processo: 10/19919-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Amilton Martins dos Santos
Beneficiário:Thaíssa de Camargo Chaparro
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/00893-5 - Síntese de nanocompósitos do tipo polímero/laponita via polimerização RAFT em emulsão para a produção de filmes nanoestruturados com propriedades anisotrópicas, BE.EP.DD
Assunto(s):Polimerização   Nanocompósitos

Resumo

A incorporação de partículas inorgânicas dentro de uma matriz polimérica é uma questão crucial na ciência dos materiais. A elaboração desses nanocompósitos via polimerização em meio aquoso tem recebido crescente atenção nos últimos anos, entretanto, as estratégias disponíveis ainda apresentam limitações que as tornam ineficientes para uma variedade de partículas inorgânicas. Este projeto de pesquisa tem como foco o desenvolvimento de um método sintético para produzir partículas de látices híbridos compostos por nanocargas envolvidas por uma fina camada polimérica, fazendo uso da polimerização via radical livre controlada, pelo mecanismo RAFT (transferência de cadeia reversível via adição-fragmentação), em emulsão. Para tanto, serão sintetizados macroagentes RAFT anfifílicos que carreguem grupos âncoras adequados para a sua adsorção ou enxerto na superfície das nanocargas e capazes de controlar a polimerização do estireno e do acrilato de n-butila. É importante ressaltar que este projeto está vinculado ao projeto IUPAC/FAPESP (2010/50383-5) e que será realizado em parceria com a Dra. Elodie Bourgeat-Lami (Universidade de Lyon-França) e com a Dra. Ana Maria Barros Timmons (Universidade de Aveiro-Portugal). Cada equipe ficará responsável pela utilização de um tipo de carga inorgânica: no Brasil serão as argilas Laponita RD e Montmorilonita; na França, hidróxidos duplos lamelares e, em Portugal, nanotubos de gadolínio revestidos com partículas de sílica. Os agentes de transferência de cadeia para as polimerizações RAFT utilizados nos três países serão sintetizados no Brasil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAPARRO, THAISSA DE CAMARGO; SILVA, RODRIGO DUARTE; MONTEIRO, IGOR STEFANICHEN; BARROS-TIMMONS, A.; GIUDICI, REINALDO; DOS SANTOS, AMILTON MARTINS; BOURGEAT-LAMI, ELODIE. Interaction of Cationic, Anionic, and Nonionic Macroraft Homo- and Copolymers with Laponite Clay. Langmuir, v. 35, n. 35, p. 11512-11523, SEP 3 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHAPARRO, Thaíssa de Camargo. Síntese de nanocompósitos com propriedades anisotrópicas via polimerização radicalar controlada em emulsão. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de Lorena Lorena.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.