Busca avançada
Ano de início
Entree

Encapsulação de montmorilonita via polimerização radicalar controlada do tipo RAFT em emulsão para produção de filmes nanoestruturados com propriedades anisotrópicas

Processo: 11/20533-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Amilton Martins dos Santos
Beneficiário:Rodrigo Duarte Silva
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Polímeros (materiais)   Anisotropia   Nanocompósitos

Resumo

Nos últimos anos, a incorporação de nanopartículas inorgânicas em uma matriz polimérica para obtenção de materiais híbridos que apresentem melhores propriedades tem recebido grande atenção tanto da academia quanto da indústria. Preservar e controlar as propriedades físico-químicas dessas nanopartículas é essencial para manter a integridade destas em nanoescala e garantir que sua dispersão seja uniforme na matriz orgânica, aumentando assim os ganhos de propriedades desejados para o produto final. Entretanto, para maximizar esses ganhos e aproveitar ao máximo o potencial de reforço dessas nanocargas, também é necessário controlar seu arranjo e organização no material nanocompósito final. Dentre as diversas estratégias de síntese desses materiais, a polimerização em emulsão, quando comparada a outros métodos, oferece vantagens do ponto de vista ambiental por ser realizada em meio aquoso, além de apresentar viabilidade para aumento de escala e possibilitar a produção de látices que podem ser usados em vários segmentos como o de revestimentos e o de adesivos. Entretanto, essa técnica atualmente encontra limitações se o objetivo desejado é a encapsulação de materiais inorgânicos, questão que se torna um grande desafio quando nanopartículas anisotrópicas como os silicatos lamelares são empregadas como agentes de reforço. Visando contornar essas limitações e elucidar esse processo, o objetivo deste projeto de pesquisa concentra-se na produção de nanocompósitos do tipo polímero/silicato por meio da polimerização radicalar controlada (PRC) via mecanismo de transferência reversível de cadeia por adição-fragmentação (RAFT) em emulsão. Ainda que pouco explorada para a produção de nanocompósitos em meio aquoso, essa técnica apresenta um grande potencial devido à possibilidade de promover a encapsulação individual de partículas inorgânicas pelo crescimento controlado de cadeias poliméricas em sua superfície. As reações de polimerizações serão conduzidas na presença da argila Montmorilonita (MMT) e de macro-agentes RAFT os quais, além de mediarem a polimerização, desempenharão o papel de estabilizantes coloidais. Os látices produzidos dessa forma serão usados para produção de filmes nanocompósitos que deverão apresentar propriedades anisotrópicas devido à organização do material inorgânico na matriz polimérica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, RODRIGO DUARTE; CHAPARRO, THAISSA DE CAMARGO; MONTEIRO, IGOR STEFANICHEN; DUGAS, PIERRE-YVES; D'AGOSTO, FRANCK; LANSALOT, MURIEL; DOS SANTOS, ARNILTON MARTINS; `BOURGEAT-LAMI, ELODIE. Tailoring the Morphology of Polymer/Montrnorillonite Hybrid Latexes by Surfactant-Free Emulsion Polymerization Mediated by Arnphipathic MacroRAFT Agents. MACROMOLECULES, v. 52, n. 13, p. 4979-4988, JUL 9 2019. Citações Web of Science: 1.
SILVA, RODRIGO DUARTE; MONTEIRO, IGOR STEFANICHEN; CHAPARRO, THAISSA DE CAMARGO; HARDT, RAISSA SILVA; GIUDICI, REINALDO; BARROS-TIMMONS, A.; BOURGEAT-LAMI, ELODIE; DOS SANTOS, AMILTON MARTINS. Investigation of the Adsorption of Amphipathic macroRAFT Agents onto Montmorillonite Clay. Langmuir, v. 33, n. 38, p. 9598-9608, SEP 26 2017. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Rodrigo Duarte. Encapsulação de montmorilonita por meio da polimerização radicalar controlada via RAFT em emulsão para produção de filmes nanoestruturados com propriedades anisotrópicas. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de Lorena Lorena.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.