Busca avançada
Ano de início
Entree

Áreas afetadas por BTEX na região de Cubatão: isolamento de microrganismos com potencial para biorremediação e impactos sócio ambientais causados por estes compostos

Processo: 11/01537-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Claudio Augusto Oller do Nascimento
Beneficiário:Ingrid Regina Avanzi
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57708-7 - CEPEMA-USP, AP.TEM
Assunto(s):Biorremediação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biorremediação | Btex | isolamento de microrganismos | Biorremediação

Resumo

A poluição do solo por uso de derivados de petróleo como o grupo de hidrocarbonetos denominado de BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno e xileno), apresenta grande risco a comunidades próximas a esses locais. Esses compostos são tóxicos, comprovadamente cancerígenos e pode levar uma pessoa a morte, mesmo em concentrações extremamente pequenas. O cidadão, muitas vezes não tem noção do que sejam estes contaminantes e o grande perigo que representam. Milhares de residências têm sido construídas sobre resíduos perigosos que continuam ativos, emitindo gases e contaminando o lençol freático. Em particular, na região de Cubatão, o problema se agrava com o uso indevido de águas de rios e riachos, que por um processo de percolação, acabam sendo contaminadas pelo solo. Podendo ocorrer de o ponto de coleta de água ser próximo ao sítio contaminado. O presente trabalho pretende isolar microrganismos de áreas contaminadas, identificá-los através de ferramentas moleculares e utilizá-los num processo de possível biorremediação (tratamento) destes solos. O trabalho conta com o auxílio de programas sócio-ambientais existentes no Centro de Pesquisa e Capacitação em Meio Ambiente (CEPEMA-USP), e tem como principal objetivo conscientizar a população carente cubatense, que faz uso indevido da água contaminada, aos perigos do BTEX. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AVANZI, Ingrid Regina. Áreas afetadas por BTEX na região de Cubatão: isolamento de micro-organismos com potencial para biorremediação e impactos socio ambientais causados por estes compostos. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE/BT) São Paulo.