Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos matemáticos para predição das exigências nutricionais da colina para frangos de corte

Processo: 11/01483-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:José Fernando Machado Menten
Beneficiário:Michele Bernardino de Lima
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Frangos de corte   Necessidades nutricionais   Modelos matemáticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:colina | Exigências nutricionais | Frangos de corte | Modelos Matemáticos | Nutrição de aves

Resumo

Para determinar as exigências de colina total para crescimento, serão conduzidos dois ensaios com frangos de corte de 1 a 21 e 22 a 42 dias de idade, tendo como base o método dose-resposta. Para os ensaios serão utilizados 2.520 pintos de corte machos (1.440 no primeiro e 1.080 no segundo). O delineamento experimental adotado será o inteiramente casualizado, com seis tratamentos e seis repetições, sendo cada unidade experimental composta por 40 pintos de corte 30 para a primeira e segunda fase, respectivamente. Os tratamentos consistirão de rações com níveis crescentes de colina total. As rações experimentais serão formuladas utilizando-se a técnica da suplementação. Para cada fase será formulada uma ração à base de milho, concentrado proteico de soja e amido, que atenderá aproximadamente 30% das exigências de colina total. Os tratamentos consistirão em rações com 30, 55, 80, 105, 130 e 155% das exigências de colina total para cada fase avaliada. As variáveis analisadas em ambos os ensaios serão: consumo de ração, ganho de peso e conversão alimentar. As análises estatísticas serão realizadas com auxílio do programa computacional SAS® versão 9.2 utilizando o procedimento PROC GLM para análise das pressuposições e análise de variância e PROC NLIN para o ajuste dos modelos determinísticos-empíricos. O nível ótimo de colina total na ração será estimado com base nas variáveis ganho de peso e conversão alimentar pelo modelo que proporcionar melhor ajuste. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA, M. B.; DA SILVA, E. P.; PEREIRA, R.; ROMANO, G. G.; DE FREITAS, L. W.; DIAS, C. T. S.; MENTEN, J. F. M.. Estimate of choline nutritional requirements for chicks from 1 to 21 days of age. JOURNAL OF ANIMAL PHYSIOLOGY AND ANIMAL NUTRITION, v. 102, n. 3, p. 780-788, . (11/01483-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Michele Bernardino de. Modelos matemáticos para predição das exigências nutricionais da colina para frangos de corte. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.