Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação do conteúdo dos cadernos da Proposta Curricular do Estado de São Paulo na área de Ciências Humanas e suas tecnologias

Processo: 11/12697-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Vânia Galindo Massabni
Beneficiário:Sara Nivia Oliveira de Toledo
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/50617-6 - A nova proposta curricular do estado de São Paulo: das mudanças na política educacional aos impactos no trabalho docente, AP.EP
Assunto(s):Material didático   Métodos de ensino   Prática de ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciências Humanas | Metodologia de ensino | prática docente | Saberes Docentes | Trabalho Docente | Educação

Resumo

O projeto visa analisar o conteúdo da área de Ciências Humanas e suas tecnologias que, segundo a Proposta, contempla as disciplinas de História e Geografia, e refletir sobre os Cadernos do professor e do aluno dos 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental bem como a relação dos professores da área com a proposta, obtendo reflexões sobre suas experiências e saberes, a fim de compreender as condições em que impactou a escola. Por ser da área da pesquisadora, só analisará a área de História. Este projeto de pesquisa está definido a fim de colaborar com o objetivo maior do projeto "A nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo: das mudanças na política educacional aos impactos no trabalho docente", que é a de compreender como está sendo a implementação da nova proposta curricular no Estado de São Paulo, que faz parte da recente política do governo do estado. Além de avaliar a relação dos Cadernos com a Proposta Curricular paulista, este projeto em específico buscará elaborar Ficha de Análise para facilitar a identificação de conteúdos abordados (áreas contempladas e interdisciplinaridade) pelos Cadernos e formas de apresentação e metodologia sugerida. Também se prevê a comparação com conteúdos dos livros didáticos (utilizado na escola antes da vigência da Proposta). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)