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Música popular brasileira no contexto das tecnologias digitais: novas estratégias e representações da produção independente em relação às identidades musicais

Processo: 11/02018-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Pedro Peixoto Ferreira
Beneficiário:Thiago Pires Galletta
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia da música
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cultura | Identidade | música popular brasileira | produção musical independente | tecnologias digitais | Sociologia da Cultura / Sociologia da Música

Resumo

O objetivo da pesquisa é investigar os processos de constituição das identidades musicais no campo da música popular brasileira contemporânea, a partir da análise dos discursos de músicos e produtores que atuam no mercado musical independente. O corpus inicial da pesquisa inclui um grupo de oito artistas: Céu, João Marcelo Boscoli, Daniel Ganjaman, Fernando Catatau, Curumim, Lulina, Lucas Santtana e Karina Buhr. O enfoque principal ao operar a análise será identificar: 1) as representações destes artistas sobre as identidades possíveis para suas obras, no tocante às maneiras de classificá-las do ponto de vista musical, buscando entender o que os motiva a assumir ou a negar o termo "MPB" como identificador de seus trabalhos 2) as condições e possibilidades com que se defrontam estes agentes para estabelecerem estrategicamente suas identidades musicais, no contexto das novas relações sociais e econômicas de produção e consumo da música que se constituem a partir das novas tecnologias digitais. O estudo será realizado por meio de pesquisa bibliográfica pertinente ao tema e do levantamento dos discursos, através de entrevistas semi-estruturadas e da pesquisa dos posicionamentos dos artistas em mídias impressas e digitais. A partir da investigação proposta, se pretende verificar a hipótese de que o avanço das tecnologias digitais está trazendo consigo a conformação de uma relação de nova natureza entre identidade musical e mercado cultural. Com este estudo, tem-se a intenção de ampliar a percepção sociológica sobre esta relação, e indicar alguns caminhos para a compreensão da especificidade deste novo momento emergente na música brasileira. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GALLETTA, Thiago Pires. Cena musical independente paulistana - início dos anos 2010: a música brasileira depois da internet. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.