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John Dewey e a formação de professores em uma instituição do interior paulista: apropriações teóricas e seus possíveis reflexos na prática pedagógica

Processo: 10/02131-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Alessandra Arce Hai
Beneficiário:Michele Varotto Machado
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Pedagogia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:História das Idéias Pedagógicas | Instituições escolares | John Dewey | História das Ideias Pedagógicas

Resumo

John Dewey, um dos grandes nomes da Pedagogia Contemporânea, deixou um legado educacional muito amplo no que se refere à proposição de uma nova educação baseada nos preceitos de: interesse, atividade, vitalidade e principalmente, na transmissão das experiências valorosas da sociedade adulta; com o objetivo de que a criança perpetue as conquistas de sua sociedade garantindo a evolução da mesma. Desta forma, pode-se dizer que o fim da educação, de acordo com Dewey, é possibilitar situações sociais em que as crianças consigam adaptar seus modos de ação individuais aos coletivos gerando, assim, uma ação comum. Essas concepções tiveram grande disseminação pelo território brasileiro por meio da veiculação de três de suas obras traduzidas e publicadas pela Coleção Atualidades Pedagógicas, destinada, primordialmente, à formação de professores, a qual contou com um grande número de exemplares com o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova (1932). Apresenta-se, portanto, como problemática da pesquisa, a necessidade de compreensão de como estas concepções foram apropriadas na formação de professores da Antiga Escola Normal de São Carlos - SP, procurando compreender as possíveis distorções que houveram ou não neste movimento. A pesquisa corresponde a uma investigação de caráter teórico-bibliográfico tendo como princípios norteadores da metodologia do trabalho e categorias de análise das ideias pedagógicas elucidadas por Saviani (2007). O objetivo da pesquisa é apreender e analisar como as ideias de John Dewey influenciaram ou até mesmo se tornaram guias teórico-metodológicos na formação de professores no interior de uma instituição educacional paulista. O estudo tem importância para a História da Educação, uma vez que, objetiva contribuir para o estudo da historia das ideias pedagógicas no Brasil. (AU)

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