Busca avançada
Ano de início
Entree

A Bildung como tarefa infinita

Processo: 11/10757-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Pedro Paulo Garrido Pimenta
Beneficiário:Isabel Coelho Fragelli
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/15173-5 - A Bildung como tarefa infinita, BE.EP.DD
Assunto(s):Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bildung | Fichte | Tarefa Infinita | História da Filosofia Moderna

Resumo

A pesquisa pretende tratar do conceito de formação (Bildung) para 3 autores alemães de final do século XVIII: Herder, Schiller e Novalis. Tentaremos mostrar que esse conceito (tão caro para a filosofia alemã de final do século XVIII de um modo geral) é pensado, por eles, como a realização de uma tarefa infinita, tal como esta é compreendida por Fichte. Assim, ao invés de esgotar o tema da Bildung para um autor especificamente, trata-se de estabelecer um diálogo entre diferentes concepções do mesmo, as quais, no entanto, possuem algo em comum: a sua compreensão como uma tarefa infinita. O trabalho deverá iniciar-se com uma explicação teórica dessa idéia fichteana, com base, principalmente, nos textos da Doutrina da Ciência de 1794 e nas Lições sobre a vocação do sábio. Em seguida, será possível expor a sua relação com o tema da Bildung em três momentos distintos: em Herder, como busca pela realização de um ideal do homem e da humanidade na história; em Schiller, como formação estética, cujo fim último é a instauração de um Estado estético ideal; e em Novalis, como formação poética universal. Como veremos, em todos os casos, a idéia de Bildung exprime a tentativa de compreender o sentido da existência humana como um dever ser, ou como busca infinita pela realização concreta de um ideal que jamais pode pôr-se no presente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRAGELLI, Isabel Coelho. Natureza, história, poesia. A exposição simbólica da Bildung. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.