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Estudo histórico da escola SENAI Conde Alexandre Siciliano do município de Jundiaí (SP): das origens à 1961

Processo: 11/09689-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Jose Luis Sanfelice
Beneficiário:Aline Coraim
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Educação profissionalizante   Ensino profissional e técnico   Jundiaí (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:formação para o trabalho | historia da educação | Instituições escolares | Jundiaí | Senai | Sp | História da Educação

Resumo

A pesquisa sobre instituições escolares vem crescendo no meio acadêmico, sobretudo desde os anos 90. Nosella e Buffa (2009) demonstram a sua relevância atual no âmbito da história da educação. A escola SENAI de Jundiaí "Conde Alexandre Siciliano" foi a escolhida para a pesquisa, por sua relevância histórica no ensino profissional da cidade e nacionalmente. O ensino técnico profissional no contexto da cidade de Jundiaí aponta a possibilidade de várias investigações sobre a industrialização, o modelo de trabalho exigido por ela, bem como sobre a formação do próprio trabalhador. É nesse quadro que a pesquisa situará as origens da instituição SENAI e seus primeiros anos de funcionamento. O processo de industrialização da cidade de Jundiaí relaciona-se, é claro com o processo de industrialização do país. A pesquisa levará em conta as relações do local com o nacional, mas se distinguirá pela busca de evidenciação das especificidades do SENAI - Jundiaí e da própria cidade. As perguntas que orientam a pesquisa são sobre a fundação local da instituição, a sua estrutura organizacional, o seu modelo de ensino/aprendizagem e a cultura escolar desenvolvida no período de 1944 à 1961. Espera-se contribuir para com a história das instituições escolares e a própria história do Município. (AU)

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