Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do potencial de contaminacao de lixiviados gerados em aterros de construcao civil por meio de simulacoes em colunas de lixiviacao.

Processo: 11/50539-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 22 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Valdir Schalch
Beneficiário:Rodrigo Eduardo Córdoba
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Construção civil   Qualidade da água   Resíduos sólidos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aterros De Inertes | Aterros De Rcc | Construcao Civil | Lixiviados | Qualidade Das Aguas | Residuos Solidos

Resumo

No Brasil, a Resolução CONAMA n° 307/2002 define que os resíduos da construção civil (RCC) devem ter como destino final aterros de RCC Classe A e de resíduos inertes. Porém, pequenas quantidades de resíduos de outras classes e resíduos não inertes acabam dispostos junto a este tipo de aterro. Esse fato pode ser agravado devido esses aterros não possuírem impermeabilização de base e sistemas de drenagem de líquidos percolados, o que pode favorecer a migração dos lixiviados de RCC para reservas de água e colocar em risco à saúde da população e o meio ambiente. Com intuito de contribuir nessa área de conhecimento o presente projeto tem por finalidade investigar a influência de lixiviados de aterros de RCC na qualidade dos recursos hídricos. Para tanto, será realizado um estudo por meio de três etapas - análise do histórico ambiental do aterro de RCC do município de São Carlos-SP, simulação de lixiviação de amostras de RCC em lisímetros (saturados e não saturados) e estudo junto ao atual aterro de RCC do município mediante a coleta de água superficial (2 pontos) e subterrânea (4 pontos) - a fim de caracterizar as amostras de água e verificar se estas estão em consonância com os padrões de qualidade das águas recomendados pelas legislações vigentes. Esta pesquisa propiciará a identificação de requisitos necessários para melhoria de projetos, execução e controle de aterros de resíduos da construção civil, a fim de futuramente equacionar possíveis impactos negativos gerados por esse tipo de resíduo aos recursos hídricos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CÓRDOBA, Rodrigo Eduardo. Estudo do potencial de contaminação de lixiviados gerados em aterros de resíduos da construção civil por meio de simulações em colunas de lixiviação. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.