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Educação moral, escola e comunidade: uma relação (des)articulada?

Processo: 10/12915-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Suzana de Stefano Menin
Beneficiário:Claudiele Carla Marques da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Educação moral   Escola pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comunidade | Educação Moral | escola pública | Educação Moral e Psicologia da Moralidade

Resumo

Esta pesquisa pretende analisar as relações entre projetos de Educação Moral nas escolas e a comunidade que as circundam. Para tanto, dá continuidade e aprofunda uma pesquisa anterior nomeada "Projetos bem sucedidos de Educação Moral: em busca de experiências brasileiras" (MENIN, 2009), analisando as experiências ali coletadas de Educação Moral em escolas públicas de ensino fundamental (6° ao 9° ano) e médio de várias regiões do Brasil. Na pesquisa coordenada por Menin (2009) solicitava-se que as escolas descrevessem projetos de Educação Moral explicitando seus temas, meios, finalidades, duração, número de participantes e relações da experiência com a comunidade extra-escolar. Nos resultados obtidos nessa pesquisa, destacou-se uma desarticulação, em grande parte das experiências analisadas, entre os projetos de Educação Moral nas escolas e a comunidade que as circundam. Frente a esses resultados, procuraremos verificar e analisar neste projeto, inicialmente por meio da literatura específica da área e, em um segundo momento, por meio da análise de 200 questionários provindos da região Oeste do Estado de São Paulo, como deveria ser e como é a relação entre a escola e a comunidade referente a projetos de Educação Moral. Temos, portanto, algumas questões orientadoras desse projeto: Os problemas do entorno escolar são considerados na elaboração das experiências escolares de Educação Moral? Os projetos realizados limitam-se a resolver problemas internos da escola como, por exemplo, indisciplina dos alunos? Os dados serão compreendidos e interpretados dentro de uma abordagem qualitativa e quantitativa, com critérios retirados da literatura atual sobre Educação Moral e que se inspiram na Psicologia do Desenvolvimento. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Claudiele Carla Marques da. Educação moral, escola e comunidade: uma relação (des)articulada?. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.