Busca avançada
Ano de início
Entree

Os desafios da implementação de um projeto político pedagógico inovador: o caso da EMEF Amorim Lima

Processo: 11/05168-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Mara Regina Lemes de Sordi
Beneficiário:Sara Badra de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação institucional   Planejamento pedagógico   Escola pública   Ensino público
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Institucional | escola pública | Projeto Político Pedagógico | qualidade de ensino | Avaliação Institucional

Resumo

Este projeto busca compreender os fatores que influenciam a qualidade de ensino por meio de processos de avaliação desenvolvidos a partir da implementação do Projeto Político Pedagógico. Para tanto, procede-se a um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Desembargador Amorim Lima, localizada na cidade de São Paulo. Pretende-se analisar, do ponto de vista da organização dos atores internos à escola, a complexidade de fatores que concorrem para colaborar e/ou dificultar o processo de implementação de mudança e conquista da qualidade da instituição escolar. O estudo será realizado a partir de observação intensiva desenvolvida na escola e complementada pela análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos dos diferentes segmentos da escola, com intuito de captar suas ações e práticas e as percepções que esses sujeitos elaboram sobre a mudança de Projeto. O estudo é de natureza qualitativa e sua relevância consiste no desvelamento das forças que agem sobre a construção da qualidade da escola. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Sara Badra de. Desafios e possibilidades do processo de construção coletiva de projeto político pedagógico: o caso de uma EMEF paulistana. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.