Busca avançada
Ano de início
Entree

Relatividade no Ensino Médio utilizando uma sequência de ensino-aprendizagem

Processo: 11/04490-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Beneficiário:Jorge Luiz Nicolau Junior
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/10470-6 - Inovação curricular em física: transposição didática de teorias modernas e a sobrevivência dos saberes, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):12/01676-5 - Sequência de ensino-aprendizagem de relatividade restrita: estudo de habilidades estruturantes, BE.EP.MS
Assunto(s):Ensino de ciências   Física moderna   Relatividade geral   Ensino médio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Médio | Física moderna | inovação curricular | Relatividade | Sequências de Ensino-Aprendizagem | Ensino de Ciências - Física

Resumo

Este projeto pretende desenvolver, testar e validar uma sequência de ensino-aprendizagem de Relatividade einsteiniana para o ensino médio com vista em uma dupla finalidade. A primeira é desenvolver um conjunto de ferramentas objetivas para professores de Física que desejem inovar suas práticas em sala de aula adotando um conteúdo de Física Moderna e Contemporânea. A segunda é desenvolver pesquisa e conhecimento para a comunidade científica, tendo em vista os obstáculos didático-pedagógicos e os obstáculos epistemológicos presentes nas relações didáticas que envolvam os conteúdos que pretendemos abordar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NICOLAU JUNIOR, Jorge Luiz. Estrutura didática baseada em fluxo: relatividade restrita para o ensino médio. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.