Busca avançada
Ano de início
Entree

Narrativas de professores sobre suas atitudes em situações de prática de ensino de matemática

Processo: 11/05487-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Heloisa da Silva
Beneficiário:Anderson Afonso da Silva
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   História oral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atitude | educação matemática | Filosofia da Educação Matemática | história oral | Educação Matemática

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar as atitudes do professor de matemática do Ensino Médio mediante situações de sua prática profissional. Para tanto, pretende-se realizar, primeiramente, uma aproximação da noção de atitude no âmbito da Filosofia da Educação e da Educação Matemática e, então, analisar os significados que professores do Ensino Médio produzem para suas atitudes na prática de ensino de matemática. Mais especificamente, objetiva-se compreender, do ponto de vista do professor, sob quais condições ele desenvolve sua prática e identificar e analisar suas atitudes mediante situações que se apresentam em sua prática profissional. A História Oral será usada como metodologia de pesquisa qualitativa, fundamentando os propósitos investigativos, a preparação, a elaboração e a análise de entrevistas com professores de Matemática do Ensino Médio. Deste modo, consideramos que o alicerce do nosso trabalho são as narrativas que serão registradas a partir das entrevistas. Uma das expectativas com relação aos resultados desta pesquisa está em verificar algumas potencialidades de determinadas atitudes na prática do professor de matemática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Anderson Afonso da. Narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.