Busca avançada
Ano de início
Entree

A presença da filosofia platônica na pedagogia do Estado Novo

Processo: 11/01058-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Marcus Vinicius da Cunha
Beneficiário:Tatiane da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Filosofia da educação   Filosofia grega   Escola nova   Estado Novo (1937-1945)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise retórica | Discurso pedagógico | Educação Brasileira | Escola Nova | Estado Novo | filosofia grega | História e Filosofia da Educação

Resumo

Tomando como ponto de partida estudos desenvolvidos em pesquisas anteriores, este projeto visa analisar o discurso caracterizado como "Pedagogia do Estado Novo", conforme expresso nos livros "O estado autoritário e a realidade nacional" de Azevedo Amaral, "Tendências da educação brasileira" de Manuel Bergström Lourenço Filho e "O Estado Nacional" de Francisco Campos, publicados respectivamente em 1938, 1940 e 1941. Nas investigações anteriores, constatou-se que o discurso da Pedagogia do Estado Novo é guiado pela metáfora "percurso determinado", cuja origem se atribui a Platão. Constatou-se também que os autores das obras estudadas buscam apoio em Platão para sustentar alguns de seus raciocínios em defesa da educação estadonovista. O objetivo da pesquisa ora proposta é examinar a hipótese da presença de marcos discursivos (temáticas e traços argumentativos) tipicamente platônicos nos argumentos dos referidos autores e obras, em sua abordagem da história, da política e da educação no Brasil. Essa hipótese é sustentada na tese de estudiosos da filosofia grega clássica, que afirmam a influência da filosofia platônica em toda a história do pensamento ocidental, bem como a sua permanência na era contemporânea. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Tatiane da. A presença da filosofia platônica na pedagogia do estado novo. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.