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A resistência dos professores à ditadura militar no Brasil: entre documentos oficiais e memórias reveladas, a história de uma luta

Processo: 11/04360-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Carlos Roberto Massao Hayashi
Beneficiário:Milene Cristina Hebling
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Professores   Crime político   Polícia política
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crime Político | polícia política | Professores | História da Educação

Resumo

Neste projeto, pretende-se averiguar se professores de nível primário e secundário utilizaram-se de sua profissão para atuar contra o regime militar imposto no Brasil, mais especificamente durante o período de 1968 a 1974. Busca-se descobrir se o fato de ser professor influenciou ou auxiliou nos modos de resistência à ditadura militar e, em caso positivo, como isso ocorreu. Para tanto, serão utilizados os seguintes métodos: pesquisa documental e história oral. A pesquisa documental terá como fonte documentos primários produzidos pelo Departamento Estadual de Ordem Política e Social - DEOPS, do estado de São Paulo, que refiram-se aos onze professores de ensino primário e/ou secundário, sujeitos dessa pesquisa, cujos nomes foram selecionados através de pesquisa anterior. O trabalho de história oral será realizado com esses professores e, possivelmente, com colegas de trabalho e/ou parentes próximos. O recorte histórico contemplará os anos entre 1968 e 1974, pois esse foi o período em que o regime autoritário no Brasil se fortaleceu e tornou-se mais repressivo. Os dados obtidos serão analisados numa perspectiva sócio-histórica a fim de possibilitar sua inter-relação, bem como sua relação com o contexto social no qual estavam inseridos. (AU)

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