Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do uso de glicocorticóide na função e na morfologia cardíaca em ratos

Processo: 11/04699-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Alessandra Medeiros
Beneficiário:Fabiana de Salvi Guimarães
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Fisiologia do exercício
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Função cardíaca | glicocorticóide | Morfologia Cardíaca | Proteínas das vias de hipertofia cardíaca | Proteínas do ciclo do cálcio | Fisiologia do Exercício

Resumo

Os glicocorticóides (GCs) são fármacos utilizados no tratamento de diversas patologias, pelas suas propriedades antiinflamatórias e imunossupressoras. No entanto, também são diversos os efeitos colaterais provocados pelo seu uso, sendo o coração um dos órgãos fortemente influenciado, contudo, os mecanismos responsáveis por tais alterações ainda não são claros. De fato, estudos têm demonstrado que o excesso de GC induz a hipertensão e aterosclerose. Alguns autores relacionam o uso contínuo e excessivo de GCs ao aumento da incidência de infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico e insuficiência cardíaca. Outros trabalhos indicam também que o uso de GC está associado ao aumento do septo e da parede ventricular esquerda. Nesse mesmo contexto, outros dados experimentais demonstram que o uso de GCs sintéticos pode causar hipertrofia cardíaca em ratos saudáveis de diferentes fases de desenvolvimento, sendo a causa ainda desconhecida. Algumas hipóteses apontam para diferentes estímulos, como mudanças no fenótipo cardíaco envolvendo miosina de cadeia pesada, aumento de síntese protéica, redução de catabolismo protéico ou por ambos. Dado o amplo uso de GCs na clínica médica, seus potencias efeitos nas doenças cardiovasculares e as dúvidas existentes quanto os seus efeitos na estrutura e função cardíacas, o presente trabalho pretende investigar a morfologia e a função cardíacas, bem como a expressão de proteínas envolvidas na via de sinalização do Ca2+ intracelular e nas vias da calcineurina e da CaMKII, as quais podem estar envolvida na hipertrofia patológica, nos corações de ratos tratados com dexametasona. A realização deste trabalho permitirá uma melhor compreensão das alterações cardíacas causadas pelo uso de dexametasona, o que ajudará na elaboração de estratégias que possam ser adotadas para que essas alterações não ocorram, ou para que sejam de menor magnitude. Dentre essas estratégias, o treinamento físico, por seus conhecidos efeitos benéficos na estrutura e função cardíacas, talvez possa ser uma ferramenta interessante. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUIMARAES, FABIANA DE SALVI; ALMEIDA MONTEIRO DE MORAES, WILSON MAX; MARCHESI BOZI, LUIS HENRIQUE; SOUZA, PAMELA R.; ANTONIO, EDNEI LUIZ; BOCALINI, DANILO SALES; FERREIRA TUCCI, PAULO JOSE; RIBEIRO, DANIEL ARAKI; BRUM, PATRICIA CHAKUR; MEDEIROS, ALESSANDRA. Dexamethasone-induced cardiac deterioration is associated with both calcium handling abnormalities and calcineurin signaling pathway activation. Molecular and Cellular Biochemistry, v. 424, n. 1-2, p. 87-98, . (11/04699-3)