Busca avançada
Ano de início
Entree

Processo de trabalho e perfil docente em enfermagem em instituições de ensino superior do estado de São Paulo

Processo: 11/13039-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Maria Amélia de Campos Oliveira
Beneficiário:Caroline Nunes Santiago
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/00306-7 - Processo de trabalho e perfil docente em enfermagem em instituições de ensino superior do estado de São Paulo, AP.R
Assunto(s):Docentes de enfermagem   Ensino superior
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Docentes de Enfermagem | Educação Superior | Processo de Trabalho | ensino de enfermagem

Resumo

Trata-se de um estudo exploratório quanti-qualitativo que toma como objeto o processo de trabalho e o perfil docente em enfermagem nos diferentes contextos institucionais de ensino superior (IES) no estado de São Paulo. Tem com objetivo geral descrever e analisar os principais aspectos relacionados ao contexto institucional, perfil e processo de trabalho docente em Enfermagem em IES que oferecem cursos de Enfermagem do estado de São Paulo. Utiliza como marco teórico-metodológico o Materialismo Histórico e Dialético (MHD), tendo em vista sua contribuição para investigação e intervenção em Enfermagem, ao considerar os fenômenos sociais como parte da realidade. A categoria analítica é o processo de trabalho docente, ancorado nas concepções de trabalho em saúde e processo de trabalho postulados por Mendes-Gonçalves (1994). Para consecução do objetivo proposto, a pesquisa será dividida em três grandes etapas, a saber: identificação e classificação dos contextos institucionais das Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem cursos de Enfermagem no estado de São Paulo; identificação e análise do perfil docente de enfermagem de IES que oferecem cursos de Enfermagem no estado de São Paulo; identificação e análise do processo de trabalho docente de enfermagem de IES que oferecem cursos de Enfermagem no estado de São Paulo. Espera-se com o estudo compreender os efeitos da diversificação das IES no perfil e processo de trabalho do professor de Enfermagem e contribuir para discussão acerca do processo de trabalho docente, profissional responsável pela formação inicial de enfermeiras e enfermeiros em todo o país. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)