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Análise discursiva de comentários de internautas em sites sertanejos: reflexões sobre identidade e representação escrita de produção cultural de tradição oral.

Processo: 11/11820-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Marina Célia Mendonça
Beneficiário:Felipe Sousa de Andrade
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Música sertaneja   Internet
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cultura oral | estudos bakhtinianos | Internet | Música Sertaneja | práticas de escrita | Análise do discurso

Resumo

O trabalho proposto insere-se no contexto de interesse da linguística seja pelas práticas de escrita na mídia, em especial na internet, seja pelas relações entre oralidade e letramento, principalmente aquelas propiciadas pelo surgimento das novas mídias. O objetivo é analisar: a representação da produção cultural sertaneja, de tradição oral, em comentários de internautas postados em dois sites que tomam por tema essa produção; e a identidade desses sujeitos que postam seus comentários nesses espaços. A contribuição que se deseja fazer é ampliar as reflexões sobre as práticas de escrita em comentários na internet, considerando-se a identidade dos sujeitos nesses enunciados, e investigar como um produto cultural tipicamente oral é representado em manifestações escritas na internet. O suporte teórico da pesquisa são estudos do discurso, particularmente os trabalhos que se centram na proposta dialógica do círculo de Bakhtin. Nessa perspectiva, considera-se que o enunciado é ressignificado pelo outro no diálogo, em determinado contexto sócio-histórico e ideológico. Assim, a identidade do sujeito é concebida como fruto do diálogo entre vozes sociais, no processo de ressignificação da palavra alheia, e a representação é tomada não só como reflexo, mas principalmente refração da realidade sócio-histórica, tal como materializada na linguagem por um sujeito que a interpreta em um horizonte apreciativo específico.

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