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Processo: | 11/10759-9 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de setembro de 2011 |
Data de Término da vigência: | 30 de novembro de 2012 |
Área de conhecimento: | Interdisciplinar |
Pesquisador responsável: | João Edênio Reis Valle |
Beneficiário: | Clarissa de Franco |
Instituição Sede: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Ateísmo Memética |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Ateísmo | memética | neodarwinismo | Richard Dawkins | seleção de gene | Ciências da Religião, Psicologia da Religião |
Resumo O objeto de estudo consiste nas resoluções, reformulações e escolhas diante de processos de crise, contestação e perda de fé, observados em dois grupos diferentes: indivíduos religiosos e pessoas que vivenciaram situações traumáticas. Supõe-se que as respostas mais frequentes às crises de fé que chegam com certa violência sejam: 1) trânsitos ou mudanças significativas na filiação, práticas e crenças religiosas; 2) amadurecimento e aprofundamento religioso ou espiritual, modificando a qualidade do vínculo com uma instituição ou com a divindade e 3) aniquilamento, desesperança, amargura e perda de fé. Para a compreensão das crises de fé utilizaremos a teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson (1998), na qual são descritos os estágios de desenvolvimento humano e os consequentes conflitos de cada etapa do amadurecimento. Aplicado ao contexto da Psicologia da Religião, temos os autores Mauro Amatuzzi (2001), com o Esboço da Teoria do Desenvolvimento Religioso e James Fowler (1981), em sua obra Os Estágios da Fé. Os estudos da psicanalista Ana Maria Rizzuto (2006, 2001) em relação à construção da representação de Deus e à descrença religiosa de Freud também serão referenciais importantes no estudo. Assim com John Bowlby (1973, 1980, 1999) em sua teoria sobre vínculos e perda, considerando a dimensão trágica do rompimento que uma crise profunda provoca. | |
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