Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do desempenho produtivo de leitões na maternidade submetidos à orquiectomia com ou sem o uso de anestésicos

Processo: 11/13531-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Stelio Pacca Loureiro Luna
Beneficiário:Filipe Garcia Telles
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/08967-0 - Avaliação da dor clínica e experimental em animais, AP.TEM
Assunto(s):Anestesia local   Orquiectomia   Castração animal   Suínos   Ganho de peso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anestesia local | Bem-estar Animal | ganho de peso | Orquiectomia | Suínos | Anestesiologia veterinária

Resumo

A carne suína é a mais consumida no mundo, mas em vários países as exigências dos consumidores têm aumentado, pois, além da qualidade nutricional e sanitária, tem se tornado evidente a preocupação também com a forma pela qual a carne é produzida, especialmente no que se refere ao bem-estar animal. O presente projeto tem por objetivo verificar os efeitos da castração com ou sem o uso de anestésico local intratesticular sobre o desempenho de leitões lactentes e viabilidade econômica. Serão utilizados 80 leitões machos, oriundos de 20 leitegadas. No sexto dia de vida os leitões de cada leitegada serão submetidos a castração sem o uso de anestésico (50% dos machos) ou com o uso de anestésicos (50% dos machos). Dentro de cada leitegada e com base no peso individual os leitões serão classificados em leves, médios e pesados, e os tratamentos serão aplicados igualmente em cada uma das classes de peso de leitões. O anestésico empregado será administrado por via intratesticular, na dosagem de 0,5mL em cada testículo desses animais. Será realizada a pesagem dos animais no dia da castração, no 12º e no 18º dia de idade, ocasião em que será realizado o desmame, para cálculo do ganho médio de peso nos períodos de 6 a 12, e de 6 a 18 dias. A análise da viabilidade econômica será realizada com base no preço do quilograma do leitão e do custo envolvendo o uso de anestésico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TELLES, F. G.; LUNA, S. P. L.; TEIXEIRA, G.; BERTO, D. A.. Long-term weight gain and economic impact in pigs castrated under local anaesthesia. VETERINARY AND ANIMAL SCIENCE, v. 1-2, p. 4-pg., . (11/13531-9)