Busca avançada
Ano de início
Entree

O desenvolvimento de processos de investigação científica para o 1 ano do ensino fundamental

Processo: 11/05612-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Anna Maria Pessoa de Carvalho
Beneficiário:Tatiana Schneider Vieira de Moraes
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de ciências   Ensino fundamental   Pesquisa científica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alfabetização científica | Anos Iniciais | ensino de ciencias | Ensino Fundamental | Investigação Científica | Sequencia de ensino Investigativa | Ensino de Ciências

Resumo

A inserção da Alfabetização Científica (AC) e tecnológica deve ocorrer desde as primeiras séries da escolarização, atuando como componente básico de uma educação cidadã, responsável pelo envolvimento do indivíduo com questões cruciais para o desenvolvimento da sociedade. Com a inclusão das crianças de seis anos de idade no Ensino Fundamental, surgiu uma série de indagações sobre o ensino de Ciências nessa série, emergindo a questão central dessa pesquisa: "É possível verificar indícios do processo de Alfabetização Científica em alunos do 1° ano do ensino fundamental?". A partir desse questionamento, esse trabalho será desenvolvido com um enfoque essencialmente qualitativo, em uma perspectiva de estudo de caso. Uma sequência didática será elaborada para os alunos dessa faixa etária, com a proposição de atividades divididas em três momentos (pré-investigação; investigação e pós-investigação). A partir da aplicação dessa sequência, três fontes de dados serão coletadas e analisadas: os indicadores de AC, as argumentações orais dos alunos e os desenhos produzidos por eles (portfólios). As aulas serão gravadas em áudio e vídeo e as falas dos alunos serão transcritas para a análise dos processos argumentativos, a partir da identificação de indicadores de AC e de operações epistemológicas. Os registros produzidos pelos alunos, os portfólios, serão categorizados com base em uma escala de proficiência. O desenvolvimento de habilidades inerentes ao processo de AC será investigado com o propósito de esclarecer questões diretamente implicadas ao ensino de Ciências para as séries iniciais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAES, Tatiana Schneider Vieira de. O desenvolvimento de processos de investigação científica para o 1º ano do ensino fundamental. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.