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Programa de intervenção fonoaudiológica para desenvolvimento de habilidades comunicativas verbais em pais de crianças com alterações de linguagem

Processo: 11/15333-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Lopes-Herrera
Beneficiário:Érika Ferraz
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/10536-0 - Programa de intervenção fonoaudiológica para desenvolvimento de habilidades comunicativas verbais em pais de crianças com alterações de linguagem, AP.R
Assunto(s):Reabilitação dos transtornos da fala e da linguagem   Linguagem infantil   Linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fonoaudiologia | linguagem infantil | Reabilitação dos Transtornos da Fala e da Linguagem | Linguagem

Resumo

As habilidades de comunicação são pré-requisitos para a atribuição de função comunicacional à linguagem, isto é, possibilitam o uso da linguagem em um processo de interação. As alterações de linguagem acarretam desordens na comunicação, levando a prejuízos na forma, no conteúdo e/ou na função comunicativa. São tão comuns que afetam cerca de 5% a 10% de todas as crianças. Devido à importância da aquisição e desenvolvimento da linguagem, tanto no âmbito social quanto no escolar, crianças com alterações de linguagem apresentam tendência a se isolar, evitar brincadeiras em grupo, dificuldades em demonstrar suas necessidades e interesses, ocasionando problemas relacionais algumas vezes associados a problemas de comportamento, assim como seu desempenho escolar pode ser inadequado. É necessário reconhecer que esses problemas podem ser evitados se as dificuldades forem corretamente enfrentadas de forma sistêmica, envolvendo precocemente os profissionais e a família. O objetivo principal desta pesquisa será desenvolver, implementar e testar a eficácia de um programa de intervenção fonoaudiológica para desenvolvimento de habilidades comunicativas verbais (HCV) em pais de crianças com alterações de linguagem (AL). O objetivo secundário será delinear o perfil funcional de comunicação (uso das HCV) de pais de crianças com AL. Serão participantes da pesquisa 10 díades de pais e crianças com AL, de ambos os gêneros, de 3 a 6 anos de idade, atendidas na Clínica-Escola de Fonoaudiologia da FOB-USP. Esta pesquisa se desenvolverá em 3 fases, sendo a fase 1 - levantamento das HCV em pais de crianças com AL (gravações de interação espontânea pais e filhos), como embasamento para a elaboração do programa de intervenção e pré-teste da intervenção, a fase 2 - elaboração do programa de intervenção para desenvolvimento das HCV em pais de crianças com AL, com o delineamento da proposta de intervenção, planejamento das sessões e preparo do material adotado (CD-ROM, DVD, vídeos em geral, etc) e a fase 3 - implementação do programa de intervenção para desenvolvimento das HCV em pais de crianças com AL, com realização do posterior levantamento das HCV destes pais, para análise comparativa pré e pós-intervenção. Neste programa, haverá basicamente o uso de estratégias teórico-práticas, com utilização de materiais teóricos (apostilas) e práticas. Os conteúdos práticos serão abordados com recursos áudio-visuais (DVD´s, CD-ROM´S, vídeos) e estratégias de vídeo-modelagens, dramatizações (role-playings) e atividades práticas a serem implementadas no ambiente familiar. Embora o princípio básico do programa de intervenção seja em grupo, poderão ser realizadas algumas sessões individuais com os pais, para treinamento específico, mas este procedimento - se adotado - será realizado com toda a amostra. Na análise de dados, será realizada avaliação interobservadores independentes, com calculo de concordância. Para análise estatística dos dados pré e pós intervenção serão adotados os testes de Mann-Whitney e Chi-square (qui-quadrado), com nível de significância de 0,05 (p>0,05).

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