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Os efeitos dos resultados da avaliação externa e dos índices de desempenho escolar sobre a gestão da escola e do trabalho pedagógico na rede estadual paulista

Processo: 11/18930-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Novaes
Beneficiário:Regiane Vaz de Oliveira
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Política educacional   Administração escolar   Escola pública   Rendimento escolar   Análise documentária   Entrevistas (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação externa | escola pública | Gestão Escolar | Índices de Desempenho | política educacional | Trabalho Pedagógico | Política educacional

Resumo

O discurso da qualidade da educação básica aliado a uma maior eficiência dos sistemas de ensino, com vistas a uma maior adequação às exigências do mundo da produção, emerge com altivez no início dos anos 90, acompanhado de uma intensa e profunda reforma do sistema educacional. Sob a justificativa de cumprir o preceito legal de que cabe ao poder público avaliar e aferir a qualidade do ensino oferecido no país, são desencadeadas várias estratégias de avaliação que, individualmente ou combinadas, geram índices e informações que qualificam o ensino público, a escola e seus atores. Nesse sentido, e admitindo a influência do uso dos indicadores decorrentes dessa avaliação sobre o cotidiano escolar e sobre o trabalho dos profissionais da educação, essa pesquisa pretende avaliar os efeitos do uso dos resultados da avaliação externa sobre o trabalho pedagógico, com destaque para a atuação dos gestores escolares, nesse caso, diretor e vice-diretor de escola, coordenadores pedagógicos e supervisores escolares. A pesquisa será realizada com gestores escolares em exercício nas escolas da rede estadual paulista e, no caso dos supervisores, na diretoria de ensino. A metodologia de trabalho a ser utilizada compreende entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos envolvidos e análise documental, com prioridade para os documentos relacionados ou gerados pelas avaliações externas, bem como aqueles produzidos pela unidade escolar em função de tais avaliações. Com essa investigação intenta-se colaborar com o aprofundamento da reflexão acerca das políticas de acompanhamento da qualidade da educação básica que têm gerado controvérsias no tocante à existência de uma cultura do desempenho e de maior responsabilização da escola pública e de seus profissionais.(AU)

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