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Investigação de condições que afetam o grau de relacionamento de estímulos equivalentes por meio de potenciais relacionados ao evento

Processo: 11/20371-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Jovens Pesquisadores
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Renato Bortoloti
Beneficiário:Renato Bortoloti
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/50561-3 - Investigação de condições que afetam o grau de relacionamento de estímulos equivalentes por meio de potenciais relacionados ao evento, AP.JP
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Comportamento simbólico   Análise do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento simbólico | equivalência de estímulos | Potenciais Relacionados a Eventos | Análise do Comportamento

Resumo

O modelo de equivalência de estímulos desenvolvido por Sidman e colaboradores fornece critérios operacionais para identificar funções simbólicas em comportamentos observáveis e para simular em laboratório relações simbólicas que ocorrem naturalmente. Saber se relações de equivalência podem ser estabelecidas em níveis diferentes - e, em caso positivo, conhecer as condições que favorecem o estabelecimento de relações mais consistentes - é um desafio científico que tem implicações não apenas teóricas, mas também para a prática de pesquisas básicas, translacionais e aplicadas que envolvem o paradigma de equivalência de estímulos. A metodologia especificada pelo paradigma de equivalência, baseada em procedimentos de emparelhamento ao modelo, tem poucos recursos para determinar qualquer diferença quantitativa entre as relações estabelecidas. Estimativas sobre variações no grau de relacionamento de estímulos equivalentes têm sido feitas de maneira indireta - por exemplo, pela mensuração do nível de transferência de funções estabelecido entre os estímulos de uma mesma classe. Este projeto propõe o desenvolvimento de uma nova linha de investigação para medir o grau de relacionamento entre estímulos de forma mais direta, por meio de técnicas de extração de potenciais relacionados ao evento. São propostos estudos para investigar se o grau de relacionamento entre estímulos equivalentes varia, por exemplo, em função do conteúdo emocional das classes estabelecidas e de diversos parâmetros experimentais de procedimentos de ensino.

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