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Aspectos psicossociais de famílias que convivem com a depressão materna recorrente e o comportamento infantil

Processo: 11/14030-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Sonia Regina Loureiro
Beneficiário:Paula Mayara Souza Theodoro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia da criança   Relações mãe-filho   Depressão   Impacto psicossocial   Saúde mental   Vulnerabilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento | criança | depressão | Saúde Mental | Vulnerabilidade | Saúde mental da criança

Resumo

Objetiva-se caracterizar os aspectos psicossociais de famílias que convivem com a depressão materna recorrente, identificando aspectos sócio demográficos, condições clínicas das mães e os recursos e dificuldades comportamentais das crianças. Serão comparados tais indicadores para famílias de crianças com e sem dificuldades de comportamento, que convivem com a depressão materna. Avaliar-se-á 40 díades mãe e filho, sendo esses de ambos os sexos e na faixa etária de sete a 12 anos, cujas mães biológicas apresentam história clínica psiquiátrica de Depressão Recorrente. Proceder-se-á a avaliação comportamental das crianças por meio do Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) respondido pelas mães, as quais terão o diagnóstico clinico de depressão confirmado por entrevista clinica estruturada Entrevista Clínica Estruturada para o DSM-IV(SCID), e responderão ainda um questionário complementar sobre condições sócio demográficas da família. As crianças serão avaliadas por meio Progressivas Coloridas de Raven- Escala Especial visando excluir déficit cognitivo. Os dados dos instrumentos serão codificados conforme as normas técnicas e posteriormente tratados por procedimentos estatísticos de comparação entre grupos. Para a distribuição das crianças nos grupos considerar-se-á o escore total do SDQ, sendo G1 composto por crianças que apresentam dificuldade de comportamento e G2 por crianças sem dificuldade de comportamento, tendo por referência a nota de corte do SDQ.A coleta de dados já está em andamento (30 casos coletados), e a candidata a bolsa de iniciação científica já está devidamente treinada para colaborar com a mesma coletando dados com mães e crianças (10 casos), por meio de Questionários e de aplicação de teste de avaliação cognitiva com as crianças. (AU)

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