Busca avançada
Ano de início
Entree

História do ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores primários no estado de são paulo, brasil (1947-2003)

Processo: 11/17215-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Maria do Rosário Longo Mortatti
Beneficiário:Fernando Rodrigues de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino da literatura infantil | formação de professores | historia da educação | Manuais De Ensino | programas de ensino | História da Educação

Resumo

Neste projeto de pesquisa em andamento, apresentam-se etapas para o desenvolvimento de pesquisa de Doutorado em Educação vinculada ao Grupo de Pesquisa e aos Projetos Integrados de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil" e "Bibliografia Brasileira sobre História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil (2003-2011) (Auxílio CNPq), todos coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. Com os objetivos de contribuir para a produção uma história do ensino de língua e literatura no Brasil e de contribuir para a compreensão da história do ensino da literatura infantil, no Brasil, e de aspectos não explorados sobre a história da formação de professores, enfocam-se, neste projeto, aspectos relacionados ao "ensinar a ensinar" literatura infantil nos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo, no período compreendido entre 1947 e 2003, data, respectivamente, da primeira e da última vez que se constata a presença da matéria/disciplina "literatura infantil" nos programas de ensino dos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo. Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio da utilização dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e leitura de bibliografia especializada, vem-se reunindo referências de diferentes tipos de textos relacionados ao ensino da literatura infantil no estado de São Paulo. Dentre os textos localizados, serão selecionados os mais representativos em relação aos objetivos da pesquisa, para serem analisados de acordo com o método de análise da configuração textual. Até o momento, os resultados parciais da pesquisa tem propiciado compreender aspectos importantes da história do ensino da literatura infantil no Brasil, em especial nos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Fernando Rodrigues de. História do ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo, Brasil (1947-2003). 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.