Busca avançada
Ano de início
Entree


História do ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo, Brasil (1947-2003)

Texto completo
Autor(es):
Fernando Rodrigues de Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Marília. 2015-04-09.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília
Data de defesa:
Orientador: Maria do Rosário Longo Mortatti
Resumo

Nesta tese, apresentam-se resultados de pesquisa de Doutorado em Educação vinculada ao Grupo de Pesquisa e ao Projeto Integrado de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil”, coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a compreensão da história do ensino da literatura infantil e sua relação com questões até então não exploradas sobre a história da formação de professores, focalizaram-se aspectos relacionados ao “ensinar a ensinar” literatura infantil nos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo, no período compreendido entre 1947 e 2003, datas, respectivamente, da primeira e da última vez em que se constatou a presença da matéria/disciplina “Literatura infantil” nos programas de ensino dos cursos de formação de professores primários desse estado. Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio da utilização dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e leitura de bibliografia especializada, reuniram-se referências de diferentes tipos de textos relacionados ao ensino da literatura infantil no estado de São Paulo. Dentre os textos localizados, foram selecionados para análise da configuração textual os manuais de ensino, por serem os mais representativos em relação aos objetivos da pesquisa. Essa análise possibilitou compreender que: a institucionlaização do ensino da literatura infantil na formação de professores esteve diretamente relacionada à construção de um saber escolar sobre esse gênero literário que, na ausência de um saber teórico ou saber de referência sobre o assunto, passou a “funcionar” como uma teorização. Esse saber escolar, formulado e disseminado no interior do ensino da literatura infantil na formação de professores, encontrou sua sustentação... (AU)

Processo FAPESP: 11/17215-4 - História do ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores primários no estado de são paulo, brasil (1947-2003)
Beneficiário:Fernando Rodrigues de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado