Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise epidemiológica e influência do cancro basal causado por Chrysoporthe cubensis no acúmulo de biomassa, fixação de carbono e fluxo energético em florestas de Eucalyptus sp.

Processo: 11/18529-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Pesquisador responsável:EDSON LUIZ FURTADO
Beneficiário:Karina Goulart Tumura
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Eucalipto   Biomassa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomassa | cancro basal | Eucalipto | Eucflux | Patologia Florestal

Resumo

A cultura do eucalipto é uma das mais importantes do Brasil, constituindo-se em fonte de energia e madeira renovável, além de suportar importantes processos agroindustriais para produção de celulose, papel e essências. O eucalipto, como outras espécies vegetais, é infectado por diversos patógenos, principalmente fungos, desde o viveiro até plantios adultos. Neste trabalho, será estudado o agente causador do cancro basal, Chrysoporthe cubensis. Esta doença possui uma ampla distribuição geográfica, ocorrendo desde o extremo sul do Estado de São Paulo até a Amazônia, observando-se prejuízos sensíveis em regiões de baixa altitude de Espírito Santo, do Vale do rio Doce em Minas Gerais e Recôncavo Baiano. Sua sintomatologia é bastante variada, podendo atacar plantas de cinco meses de idade até o final da rotação. As plantas jovens, por apresentarem diâmetros reduzidos, podem ser aneladas na sua base pelo cancro, sendo levadas à morte. Do ataque em plantas mais velhas resultam lesões com pouco ou abundante trincamento até cancros típicos, podendo ser encontrados a diversas alturas do tronco. Os estudos de biomassa florestal são feitos com objetivos diversos, dentre eles verificar o estado fitossanitário de um ecossistema, pois ela é o resultado da ação de fatores bióticos e abióticos. Sendo escassos os estudos sobre a influência de doenças no acúmulo de biomassa, fixação de carbono e fluxo energético, foi escolhida para realização deste trabalho, a área do projeto Torre de Fluxo (EUCFLUX), que dispõe da tecnologia necessária para a medição desses parâmetros, sendo os objetivos deste estudo: a) Verificar a suscetibilidade ao cancro basal dos clones utilizados nas parcelas experimentais do EUCFLUX; b) Verificar a incidência/severidade da doença; c) Proceder o estudo de distribuição espacial das plantas doentes; d) Verificar a influência do cancro basal na vida útil das plantas atacadas e; e) Verificar a influência do cancro basal no acúmulo de biomassa e fixação de carbono das plantas atacadas. Após a obtenção dos dados, serão realizadas as análises estatísticas necessárias.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TUMURA, Karina Goulart. Dinâmica espaço-temporal, quantificação de danos e perdas e influência do cancro (Chrysoporthe cubensis) no acúmulo de biomassa e fixação de carbono em seis genótipos de eucalyptus spp. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu Botucatu.