Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise biomecânica das próteses unitárias parafusadas implanto-suportadas sob influência do tipo de pilar, plataforma protética, oclusão, tempo de carregamento protético e do material de recobrimento estético

Processo: 11/14001-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Altair Antoninha Del Bel Cury
Beneficiário:Germana de Villa Camargos
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Análise de tensões   Implante unitário

Resumo

O objetivo deste estudo será o de avaliar o comportamento biomecânico de próteses unitárias parafusadas sobre implantes instalados na região posterior da mandíbula sobre a distribuição de tensões e deformações no complexo osso-implante-prótese por meio da análise tridimensional não linear de elementos finitos. Com auxílio do software SolidWorks Premium 2010® serão construídos virtualmente trinta e dois modelos tridimensionais constituídos por próteses parafusadas unitárias suportadas por implantes. Esses modelos serão instalados sobre o tecido ósseo mandibular modelado por meio de imagens tomográficas. Os fatores de estudo serão a plataforma protética (hexágono externo ou interno), os pilares protéticos tipo UCLA para prótese não-segmentada ou pilares cônicos para prótese segmentada, o tempo do carregamento protético (carga imediata ou carga tardia), incidência da carga oclusal (normal ou traumática) e o tipo de material de recobrimento estético (resina acrílica ou cerâmica). A análise da distribuição de tensão e deformação será realizada no software Ansys Workbench® com carregamento de 200 N. Os valores de tensão e deformação máxima principal no tecido ósseo cortical e medular e os valores de tensão e deformação de von Mises nos implantes, pilares protéticos e parafusos de retenção serão obtidos e avaliados usando análises estatísticas descritivas e de variância.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMARGOS, GERMANA DE VILLA; SOTTO-MAIOR, BRUNO SALLES; DA SILVA, WANDER JOSE; LAZARI, PRISCILLA CARDOSO; DEL BEL CURY, ALTAIR ANTONINHA. Prosthetic abutment influences bone biomechanical behavior of immediately loaded implants. Brazilian Oral Research, v. 30, n. 1 2016. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.