Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da estimulação direta de corrente contínua transcraniana sobre a resposta nociceptiva

Processo: 11/21631-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Rosana de Lima Pagano
Beneficiário:Luiz Fabio Dimov
Instituição Sede: Hospital Sírio-Libanês. Sociedade Beneficente de Senhoras (SBSHSL). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/50772-4 - Doença de Parkinson e dor: mecanismos envolvidos na neuroplasticidade nociciptiva e no efeito da estimulação do córtex motor em ratos, AP.JP
Assunto(s):Córtex motor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:córtex motor | Fos | neuromodulação | Ratos | Resposta nociceptiva | tDCS | Neuromodulação da resposta dolorosa

Resumo

A estimulação elétrica do córtex motor tem sido amplamente utilizada na clínica médica como ferramenta para controle da dor. Este tratamento é utilizado em pacientes com diferentes algias, principalmente as de caráter crônico, que não respondem satisfatoriamente a nenhum tipo de procedimento convencional para alívio da dor. A maioria das intervenções neuromodulatórias aplica a estimulação cortical epidural, porém na tentativa de utilizar técnicas menos invasivas, estudos recentes relatam que a estimulação elétrica de corrente contínua transcraniana (tDCS) inibe a dor crônica frente a diferentes patologias. Apesar dessa evidência, poucos clínicos aplicam essa técnica e os mecanismos envolvidos no efeito analgésico induzido pela tDCS não foram, até o momento, esclarecidos. Assim, o objetivo deste projeto de pesquisa é avaliar o efeito da tDCS, aplicada no córtex motor primário, sobre a resposta nociceptiva de ratos naive. Ainda, será determinado o padrão de ativação neuronal, via marcação para Fos, dos núcleos ventrais posteriores do tálamo, da substância cinzenta periaquedutal mesencefálica e da coluna posterior da medula espinal, com o intuito de investigar se a tDCS interfere na transmissão aferente e/ou na estimulação do sistema supressor de dor. A metodologia a ser empregada envolve avaliação da resposta nociceptiva mecânica e térmica e métodos imuno-histoquímicos. Os dados poderão potencialmente facilitar o entendimento do processo inibitório da resposta dolorosa obtida após estimulação elétrica do córtex motor e contribuir para aperfeiçoar tratamentos clínicos menos invasivos empregados durante a dor persistente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIMOV, LUIZ FABIO; FRANCIOSI, ADRIANO CARDOZO; PINHEIRO CAMPOS, ANA CAROLINA; BRUNONI, ANDRE RUSSOWSKY; PAGANO, ROSANA LIMA. Top-Down Effect of Direct Current Stimulation on the Nociceptive Response of Rats. PLoS One, v. 11, n. 4, . (12/20911-5, 11/21631-3, 09/50772-4)