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A literatura em livros didáticos de língua portuguesa (1964 a 1984)

Processo: 11/19694-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Vivian Batista da Silva
Beneficiário:Eduardo Perioli Junior
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura   Língua portuguesa   Cultura escolar   Livro didático   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de literatura | história da escola | livro didático | Cultura Escolar

Resumo

O presente projeto tem por proposta investigar o tratamento dado ao conteúdo da literatura em livros didáticos de língua portuguesa publicados entre 1964 e 1984, período do governo militar no Brasil. O que se quer é analisar a configuração dos manuais nesse momento, identificando as iniciativas oficiais de edição de materiais para os alunos do colegial e o modo como esses textos ensinavam literatura. A pesquisa toma como objeto e fonte principal a série de livros publicados em São Paulo no ano de 1970 por Raul Moreira Léllis, intitulados Português no colégio para 1° e 2° anos e Português no colégio para o 3° ano. Esses textos são representativos da produção do período e permitem notar como a literatura foi estudada pelos alunos de todos os anos do colégio, desde a primeira até a terceira série. O estudo desses títulos, seus conteúdos, materialidade e produção poderá se beneficiar de importantes trabalhos da área, como os de Chartier (1990), Choppin (2004), Chervel (1990), Oliveira (1983, 1984 e 1986), Silva e Correia (2004). Não se poderia deixar de propor a articulação entre o estudo interno do livro de Léllis e as questões que envolveram a edição de obras didáticas no período em pauta, além daquelas relativas aos currículos de língua portuguesa do colégio, pois esses aspectos são imprescindíveis para compreender o Português no colégio como produto e, ao mesmo tempo, produtor de iniciativas editoriais e escolares.(AU)

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