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Compreensão de leitura em hiperléxicos com Síndrome de Asperger

Processo: 11/12536-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Jacy Perissinoto
Beneficiário:Michelle Miranda Pereira
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno autístico   Síndrome de Asperger   Transtornos globais do desenvolvimento infantil   Leitura   Linguagem   Compreensão da leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Compreensao | Leitura | Linguagem | Transtorno Autístico | Transtornos Globais do Desenvolvimento

Resumo

Introdução: Sujeitos com Transtorno de Asperger apresentam um déficit qualitativo na interação social, e é nessa interação que os significados são construídos. Estes significados estão envolvidos no processo de comunicação oral e escrita, o que sugere que estes indivíduos podem ter dificuldade de compreensão e de fazer inferências, na leitura, por exemplo. Hiperlexia é o nome dado para sujeitos que apresentam uma capacidade de decodificação, que emerge precocemente, anterior ao ensino formal, associada a uma inabilidade para compreender a leitura. A leitura necessita de processos de reconhecimento visual e decodificação das palavras isoladas, além da compreensão e das capacidades de atenção, memória, inteligência e conhecimentos gerais. Objetivo: verificar se há correlação entre a compreensão de leitura e os fatores idade, escolaridade e coeficiente de inteligência em indivíduos hiperléxicos com Síndrome de Asperger. Método: os dados serão coletados a partir de protocolos de 16 sujeitos do sexo masculino com diagnóstico de Transtorno de Asperger e hiperlexia. Serão analisadas as variáveis compreensão de leitura e sua possível relação com idade, escolaridade (tipo e tempo) e nível intelectual. Serão utilizados para análise o reconto do texto "O urubu e as pombas", os critérios de análise de compreensão de leitura propostos por Moraes et al (2001) e Lira e cols (2009), e o nível intelectual de cada sujeito medido pela Escala de Weschler.

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