Busca avançada
Ano de início
Entree

Percepção do nível de ruído de sala de aula por estudantes universitários e suas consequências sobre a aula e a saúde

Processo: 11/21571-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Emilse Aparecida Merlin Servilha
Beneficiário:Marina de Almeida Delatti
Instituição Sede: Faculdade de Fonoaudiologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Efeitos do ruído   Ruído   Estudantes   Saúde pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Superior | Efeitos do ruído | estudantes | Ruído | Saúde | Saúde Coletiva

Resumo

O ruído nas escolas pode gerar estresse e comprometer o processo ensino-aprendizagem, pois restringem a audibilidade e compreensão da voz do professor pelos alunos. O objetivo dessa pesquisa é identificar a percepção de alunos universitários sobre o ruído em sala de aula e suas consequências para o processo ensino-aprendizagem e a saúde. Para tanto, serão identificados dez professores da área de saúde, que se queixaram de ruído em classe ao responderem a um questionário. Cada professor indicará uma sala de aula que julgue ruidosa e dela serão sorteados dez alunos para responderem a um instrumento sobre presença, tipo e fonte de ruído, valoração do ruído, suas repercussões sobre a aula e o comportamento dos alunos e estratégias para minimizar esse problema. Os dados serão descritos através de média, desvio-padrão, mediana, mínimo e máximo para valores quantitativos e frequências absolutas e relativas para valores qualitativos. Em seguida, serão comparadas as respostas intra e inter cursos nas variáveis: sexo, idade, estado civil, local ocupado na sala de aula utilizando os testes t de Student para a comparação da média de dois grupos; a Análise de Variância a um fator para comparação da média de três ou mais grupos, e o teste qui-quadrado ou exato de Fisher para a comparação de proporções. O valor de significância será de 5%. As questões abertas terão tratamento qualitativo por análise de conteúdo. Este trabalho contribuirá para que os alunos analisem o ruído da universidade e suas consequências, assim como reunir esforços para promover mudanças que possam gerar um ambiente mais saudável para se estudar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EMILSE APARECIDA MERLIN SERVILHA; MARINA DE ALMEIDA DELATTI. Percepção de ruído em sala de aula por estudantes universitários e suas consequências sobre a qualidade do aprendizado. Audiol., Commun. Res., v. 19, n. 2, p. 138-144, . (11/21571-0)