Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento político-eleitoral da nova classe C em São Paulo

Processo: 10/13342-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:André Vitor Singer
Beneficiário:Camila Rocha de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):São Paulo   Comportamento eleitoral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento eleitoral | nova classe C | São Paulo | Comportamento Eleitoral

Resumo

Este estudo pretende investigar os conteúdos ideacionais relacionados ao voto dos indivíduos que são classificados como pertencentes à nova classe C na cidade de São Paulo. Compreende-se como nova classe C as pessoas que participaram do processo de ascensão social ocorrido após o ano de2004 em que a classe C, estrato social correspondente à faixa de rendimentos cuja variação da renda domiciliar vai de 2,5 salários-mínimos a 11 SM e variação da renda per capita de 0,5 SM até 2,2 SM, sofreu um aumento de 22%, como resultado do ingresso de pessoas oriundas dos estratos inferiores de rendimentos, as classes D e E. Deste modo, os integrantes da nova classe C são aqueles que ultrapassaram o limiar de renda da pobreza (correspondente ao limite superior de rendimentos da classe D). A hipótese principal acerca do comportamento político-eleitoral da nova classe C é a de que existiriam grandes semelhanças entre os conteúdos ideacionais deste estrato com aqueles das classes D e E, uma vez que os integrantes da nova classe C teriam ascendido socialmente em anos recentes e, portanto, provavelmente se comportariam politicamente de forma análoga às classes empobrecidas das quais faziam parte. Como as classes D e E na cidade de São Paulo votam em sua maioria no PT, a nova classe C apresentaria então um padrão análogo. Para testar esta hipótese será realizada uma série de entrevistas a respeito de crenças e valores políticos com moradores do bairro da Brasilândia (localizado na região noroeste de São Paulo), que pertençam à nova classe C.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Camila Rocha de. Encontros e desencontros entre petismo e lulismo: classe, ideologia e voto na periferia de São Paulo. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.